Plenário deve apreciar pedido de empréstimo do Governo nesta terça-feira, 08
Consta da pauta da sessão ordinária desta terça-feira, 08, projeto do Governo do Estado em que pede a autorização da Assembleia para contratar operação de crédito externa junto ao Banco Santander, mediante prestação de garantia pela União conforme prevê a Lei Complementar n° 101, de 4 de maio de 2000, até o limite de 140 milhões de dólares.
O prazo para o pagamento do financiamento é de 15 anos, com, no mínimo, três anos de carência e os encargos da operação constarão de Juros com Taxa Libor Semestral + 4,5% ao ano, Comissão de Estruturação de 2,50%ao ano, e a Amortização do Principal em, até, 12 anos.
De acordo com a propositura, os recursos provenientes da operação de crédito serão obrigatoriamente aplicados na viabilização de investimentos em infraestrutura, ou em outras áreas relacionadas a programas e projetos do Estado de Goiás, constantes do Plano Plurianual e da Lei Orçamentária Anual sendo consignados como receita orçamentária ou créditos adicionais.
O autor justifica que a medida proposta tem por objetivo “captar financiamento em condições financeiras competitivas, com objetivo de aumentar a capacidade de investimento do Estado, neste momento”, afirma. A situação referida é de que o Ministério da Fazenda, por intermédio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), preservou o limite de seu endividamento, podendo ser captados no âmbito do Programa de Ajuste Fiscal (PAF), firmado com a referida Secretaria, e liberados ainda este ano.