Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Minas e Energia

09 de Novembro de 2016 às 18:32
Crédito: Ruber Couto
Comissão de Minas e Energia
Seminário de responsabilidade Social e Sustentabilidade
Deputado Simeyzon representa Assembleia em seminário sobre Responsabilidade Social e Sustentabilidade realizado pela Acieg. Evento foi na tarde desta 4ª-feira, 9.

O presidente da Comissão de Minas e Energia e do Fórum de Discussão Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás, deputado Simeyzon Silveira (PSC), representou a Assembleia Legislativa no Seminário Goiano de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. O evento, que teve lugar na República da Saúde, foi realizado nesta quarta-feira, 9, pela Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), em parceria com o Instituto Lato Sensu.

O parlamentar abriu a sua participação traçando um comparativo entre a expansão da telefonia móvel no Brasil e uma futura operacionalização individual de produção de energia elétrica feita por meio de fontes complementares como a biomassa e o sistema fotovoltaico. Simeyzon disse que mesmo sendo temas distintos, as suas perspectivas históricas tendem a ser semelhantes.

“Há cerca de 25 anos a comunicação móvel era cara, difícil e trabalhosa. Hoje, com o aprimoramento da tecnologia, temos meios gratuitos que podem nos deixar conectados 24 horas por dia”. E continuou: "No máximo em 10 anos nós estaremos operacionalizando a nossa própria energia elétrica. Vamos usar o que for necessário e, o excedente, ainda será aplicado na rede. Essa evolução que vimos acontecer na telefonia móvel é a mesma que veremos no nosso modelo energético”.

O deputado vem trabalhando por meio do Fórum o fomento de matrizes energéticas renováveis e não degradáveis no intuito de integrá-las à matriz hidráulica em Goiás. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado, em harmonia com a sustentabilidade ambiental. Para isso ele conta com o apoio do Governo estadual, da Prefeitura de Goiânia, de entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil. 

Nesta perspectiva de iniciativas que fomentem a implantação de fontes energéticas para integralizar a hidráulica, Simeyzon destacou o planejamento do programa “Goiás Energias Sustentáveis”. O projeto, que abordará uma série de medidas de incentivo, ainda está em fase de elaboração pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos (Secima) e é um dos resultados práticos obtidos por meio da atuação do Fórum.

Mesa dos trabalhos e palestras

A mesa dos trabalhos foi composta pelo deputado Simeyzon juntamente ao presidente da Acieg Jovem, Allan Máximo, anfitrião do evento; diretor do Instituto Lato Sensu, Heulter Nogueira; superintendente executiva da Secima, Jaqueline Vieira; diretor da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, Gabriel Schimchak; engenheiro eletricista e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Enes Gonçalves; e pelo sócio-diretor da Fóton Engenharia Sustentável, Fúlvio Ferreira.  

Jaqueline Vieira proferiu palestra com o tema “Benefícios da Sustentabilidade para o empresariado”. Ela também apresentou alguns programas do Governo Estadual realizados para alavancar ainda mais a economia goiana e que estão sendo feitos com práticas da sustentabilidade. Já o professor Enes, da UFG, palestrou sobre “aspectos econômicos para a geração própria de energia nas áreas industriais e comerciais”.

Gabriel Schimchak não fez palestra mas interviu no Seminário para manifestar o interesse de Israel pelo Estado. “Goiás é um estado com excelentes oportunidades de investimento. A ideia da nossa Câmara é ajudar a trazer um pouco da tecnologia israelense e poder contribuir para que ele desenvolva os seus negócios, a sua produção, gere energia, água, levando benefícios e renda para a sua população", afirmou. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.