Feira de Arte Negra
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro em todo o país, foi aberta, na tarde desta quarta-feira, 16, a Feira de Arte Negra, no hall de entrada da Assembleia Legislativa.
A data homenageia Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi dos Palmares morreu em 20 de novembro de 1695. A iniciativa é da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), juntamente com Movimento Negro de Goiás, que estiveram presentes na durante a abertura.
Na oportunidade, Adriana agradeceu a todos os envolvidos na realização da feira, que para ela, é um trabalho muito importante para o mandato popular e participativo que vem sendo feito. “É uma honra recebê-los na Casa, e poderem representar a valorização da cultura negra e dar visibilidade a esse movimento”, afirma.
Representante do SINTEGO, Roseane Ramos falou em nome do movimento. De acordo com ela, realizações como a feira são oportunidades para a população negra não só expor e vender seu produto, sua obra, seu trabalho, e sim, oportunidade de valorizar a cultura. “Nós sempre estivemos em condições de desigualdade social, e trazer para a Casa do povo nossa expressão, nossa cultura, é porque estamos resistindo ao racismo que sofremos todos os dias”, declara.
Na programação de hoje contou ainda com o Desfile Afro e Mostra de Dança do grupo Encrespa. O evento vai até sexta-feira, 18, porém, o encerramento oficial se dará no sábado, 19, com show do Grupo 3 Neguinhos e Amigos, na Rua 89, em frente ao restaurante Lancaster Grill, no Setor Sul.
Confira a programação:
17/11
8h - Feira de Arte Negra
14:30h
- Capoeira e Samba de Roda – Mestre Luizinho
18/11
8h - Feira de Arte Negra
14:30h
- Congada
19/11
11h – Novembro Negro a Festa!
“Samba e Feijoada do Curuzu”
Show com o Grupo 3 Neguinhos e amigos.
Endereço: Rua 89 (em frente ao Lancaster Grill)