Deputados destacam transmissão em canal aberto da TV Assembleia
O Poder Legislativo do Estado de Goiás teve a sua primeira sessão ordinária transmitida em canal aberto da TV Assembleia nesta quarta-feira, 16. Antes do início da sessão, às 15 horas, o presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (PSDB), concedeu entrevista ao vivo, no Plenário Getulino Artiaga, afirmando ser uma data histórica.
Helio explicou aos telespectadores que a transmissão ainda está acontecendo em caráter experimental e a previsão é de que passe a ser feita de forma definitiva no fim deste mês. Qualquer cidadão da Grande Goiânia pode acessar a programação regular do órgão de comunicação institucional do Poder Legislativo goiano a partir do canal (61.2).
O presidente ressaltou que a abertura do canal vai ao encontro do anseio da população e que, sem dúvida, “a transparência foi a principal virtude da atual legislatura”. Neste sentido, ele destacou a ampla divulgação de dados por meio do Portal de Transparência e o surgimento da ferramenta Opine Cidadão, que, segundo ele, somam-se à TV Assembleia aberta como compromissos honrados pela Mesa Diretora junto à sociedade.
Para o parlamentar, a medida fortalece o papel do Parlamento, a democracia e quem ganha são os goianos. “Aqui, temos como principal arma a discussão, o debate. Este Poder é muito grande, é muito forte e, agora, com certeza ele terá a oportunidade, de uma maneira muito evidente, de entrar na casa de cada cidadão goiano para que ele enxergue o quanto é gratificante, o quanto é decisivo aquilo que é votado”, disse.
Na ocasião, Helio fez questão de agradecer o empenho do diretor geral, Fabiano Gomes, e do diretor administrativo, Joel Santana, por tornarem a conquista possível. Os servidores foram responsáveis pela interlocução feita junto à Câmara Federal e o Ministério das Telecomunicações.
Com a implantação em canal aberto, a TV Assembleia terá um salto de 3 mil expectadores diários para mais de 300 mil.
Deputados repercutem
Um salto importante por mais transparência e participação da população nas atividades do parlamento estadual goiano. Assim definiram alguns deputados nesta quarta-feira, 16, sobre o início da transmissão da programação da TV Assembleia em canal aberto, em caráter experimental.
O deputado Francisco Jr (PSD) classificou como fundamental para a sociedade o acesso à informação. O parlamentar pondera que “tudo que puder ser feito para ampliar a oportunidade de participação da população dando total transparência aos atos dos órgãos públicos é fantástico, além de trazer o cidadão comum para mais próximo da produção legislativa e a TV tem esse poder”, explica Francisco Jr.
Luis Cesar Bueno (PT) acredita que a ampliação da cobertura da TV Assembleia terá resultados positivos. “Nós do legislativo que formamos um Poder oriundo do voto popular precisamos garantir a divulgação das nossas ações. E o canal aberto da TV Assembleia vai fortalecer o Poder Legislativo e a sociedade vai poder acompanhar, participar e até decidir sobre projetos que estão em tramitação na Assembleia”, justifica Luis Cesar.
Para Talles Barreto (PSDB) a transmissão da TV Assembleia em canal aberto era um sonho e que será muito importante para a sociedade. Talles destaca que seu trabalho como parlamentar e como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e da Comissão Mista da Casa terá maior visibilidade pela TV Assembleia.
José Nelto (PMDB) cumprimentou a Mesa Diretora e todos os servidores que trabalharam para viabilizar a transmissão da TV Assembleia em canal aberto. Ele pontuou ainda que “isso é mais um ponto positivo para o Parlamento e para a Democracia”.
O líder do Governo e presidente eleito da nova Mesa Diretora que tomará posse em 2017, José Vitti (PSDB), disse que a TV Assembleia em canal aberto veio coroar, segundo ele, um conjunto de ações que ampliam o processo de transparência dos trabalhos legislativos. “Essa proximidade do cidadão com o Poder Legislativo dará muito mais ânimo aos parlamentares para estarem participando de todas as ações da Casa, por que agora a transparência é muito maior. Isso realmente é um marco e nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, finaliza Vitti.