Ícone alego digital Ícone alego digital

Feminicídio é tema do Programa Ação Parlamentar com a deputada Adriana Accorsi

25 de Novembro de 2016 às 12:43
Crédito: Carlos Costa
Feminicídio é tema do Programa Ação Parlamentar com a deputada Adriana Accorsi
Programa Ação Parlamentar Del. Adriana Accorsi

A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia é a entrevistada do Programa Ação Parlamentar da TV Assembleia que está sendo exibido a partir desta sexta-feira, 25. O programa aborda a violência contra a mulher e o projeto de lei nº 3108/16 de sua autoria, que especifica nos registros de ocorrência da Polícia Civil do Estado de Goiás o crime de “Feminicídio”.

Segundo a parlamentar, a violência contra mulheres e meninas em Goiás está muito grave. “Goiás ocupa hoje o 3º lugar no ranking do feminicídio nacional por isso é tão importante o conhecimento do número de casos para pensar como agir em cima dessas informações”. De acordo com a deputada, atualmente não há esse campo que tipifica o crime na ficha de ocorrência.

Adriana garante que a Polícia Civil de Goiás está preparada para identificação deste tipo de homicídio. “É uma discussão que está em processo em todo o Brasil. O que caracteriza esse crime é o conflito de gênero e a violência doméstica”, afirma. A delegada revelou ainda que as Delegacias da Mulher em Goiás têm as estatísticas muito organizadas, no entanto não traz o quantitativo de vítimas mortas porque, segundo ela, quem investiga esses casos é a Delegacia de Homicídios, onde nem sempre o crime é tipificado como feminicídio.

“Medidas como aumento da pena, fortalecimento das estruturas que trabalham com esses tipos de crimes, as delegacias e os abrigos que acolhem as vítimas, são fundamentais”, salienta. A deputada destacou que em 2017 vai dedicar seu mandato para transformar a cultura machista que alimenta o feminicídio, através de conversas com jovens e adolescentes falando sobre mais tolerância, igualdade, justiça e fraternidade.

O projeto da deputada tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa e foi distribuída ao relator deputado Simeyzon Silveira no primeiro dia de novembro. Esta edição do Programa Ação Parlamentar pode ser assistida na íntegra pelo canal 8 da NET e também através do Portal da Assembleia

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.