Ícone alego digital Ícone alego digital

Secretário de TI da Assembleia comemora resultados do "Opine Cidadão"

22 de Novembro de 2016 às 12:37
Crédito:
Secretário de TI da Assembleia comemora resultados do "Opine Cidadão"
Entrevista com Leonardo Rassi

Secretário de Tecnologia da Informação (TI) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Leonardo Rassi Neto comemora os primeiros resultados da plataforma “Opine Cidadão”, após primeiro mês de funcionamento. “Está comprovado que a ferramenta é importante para aproximação do Parlamento goiano com a população”, enfatizou.

Segundo ele, a plataforma permite ao cidadão não só tomar conhecimento dos projetos de lei em tramitação na Alego, mas, também, obter opiniões diversificadas sobre cada um deles. “Com certeza, muitas pessoas que consideram um determinado projeto polêmico e, inclusive, tem opinião contrária à proposta original em tramitação na Casa de Leis, poderá mudar de opinião, depois de debater, inclusive através de suas redes sociais.”

Leonardo Neto ressaltou que mais de 2.800 pessoas já acessaram a plataforma digital, deixando a opinião delas sobre projetos. “Temos, inclusive, o ranking das dez matérias mais votadas. Trata-se de uma ferramenta que vai proporcionar oportunidades de debates interessantes sobre qualquer processo legislativo em tramitação na Alego, permitindo ao usuário manifestar sua posição favorável ou contrária sobre qualquer projeto”.

O secretário de TI da Alego informou que o debate se dará, porque o cidadão tem acesso às proposições mais votadas pelo público e o número de votos favoráveis e contrários de cada uma delas. “Essa, com certeza, foi mais uma determinação feliz do presidente da Casa de Leis, deputado Helio de Sousa (PSDB), que tem pautado a gestão dele pela transparência em todas as ações da Assembleia. Estamos felizes com os primeiros resultados da plataforma digital ‘Opine Cidadão’”.

Transparência

Em recente entrevista à TV Assembleia, Helio de Sousa deixou claro que a transparência é a principal virtude da atual legislatura. Nesse sentido, ele destacou a ampla divulgação de dados por meio do Portal de Transparência e pela nova plataforma Opine Cidadão. E enfatiza que essas ferramentas, ao lado da TV Assembleia aberta, são compromissos honrados pela Mesa Diretora da Casa junto à sociedade.

Para o presidente da Alego, a medida fortalece o papel do Parlamento e a democracia e quem ganha são os goianos. “Aqui, temos como principal arma a discussão, o debate. Este Poder é muito grande, é muito forte e, agora, com certeza ele terá a oportunidade, de uma maneira muito evidente, de entrar na casa de cada cidadão goiano para que ele enxergue o quanto é gratificante, o quanto é decisivo aquilo que é votado”, disse.

Quanto à TV aberta, Helio agradece o empenho do diretor-geral, Fabiano Gomes, e do diretor administrativo, Joel Sant'anna, por tornarem a conquista possível. Os servidores foram responsáveis pela interlocução feita junto à Câmara Federal e o Ministério das Telecomunicações. Com a implantação em canal aberto, a TV Assembleia terá um salto de 3 mil espectadores diários para mais de 300 mil.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.