Em entrevista, José Nelto ressalta a importância da descentralização das finanças
Em entrevista a TV Assembleia, antes da abertura da sessão ordinária desta quarta-feira, 23, o deputado José Nelto (PMDB), ressaltou a importância do Poder Legislativo para a descentralização das finanças. O parlamentar afirmou que tudo passa pelo Legislativo, qualquer alteração na área Municipal ou Estadual, pois ele detém o poder de propor e modificar leis e por isso possui extrema importância para a resolução deste problema. “Não podemos aceitar o que está acontecendo no Brasil. O país é uma república centralizadora onde tudo está nas mãos do Presidente da República. Chegou a hora de discutir a descentralização dos recursos e responsabilizar também os prefeitos pelo não cumprimento da devida aplicação do dinheiro público”.
Para ele, a centralização das finanças deixa o país nas mãos de um homem só, o que deterioriza o poder público e a democracia. “Esse debate precisa começar nessa Casa e se estender pelo País. Não podemos abrir mão de duas coisas: O direito e a liberdade. Se você perder o mínimo de seus direitos ou da sua liberdade, você jamais conseguirá recupera-los”, conclui.
O parlamentar destaca ainda a importância de se discutir esse assunto com seriedade, pois a verba é liberada de acordo com os interesses, por isso, se faz necessário “estabelecer uma democracia plena para que haja uma democracia financeira e independente. É hora de mudar, descentralizar os gatos e responsabilizar o Poder Executivo”.