Superintendente do Sebrae incentiva prefeitos a apoiar pequenos empreendedores
Durante seu pronunciamento no Encontro de Prefeitos, realizado agora no Plenário Getulino Artiaga, o diretor superintendente do Sebrae, Igor Montenegro, ressaltou a importância dos prefeitos valorizarem as pequenas empresas instaladas em seus municípios. “A maioria dos prefeitos sonha com a atração de um grande empreendimento em seu município. Mas a grande realidade é que os grandes investimentos vão acontecer em pouquíssimos municípios. 98% das empresas no Brasil são pequenos negócios, que unidos são maiores que um grande empreendimento e geram um quarto do PIB brasileiro. Por isto podem ser mais importantes. Valorizar pequenos negócios pode ser muito mais importante do que atrair os grandes”, explicou.
De acordo com o superintendente, a longevidade dos Pequenos Negócios no Brasil está crescendo. As últimas estatísticas são de que 75% sobrevivem ao segundo ano de existência. “Estas empresas respondem por 52% dos empregos no Brasil, mas nos pequenos municípios esta estatística chega a 100%”, disse.
Montenegro explicou ainda que o Sebrae pode ir a qualquer município, mesmo onde não existe uma agência do órgão, basta que seja oferecido um local para a instalação da sala do empreendedor. “A coisa mais importante que um prefeito pode fazer é criar a sala do empreendedor. O Sebrae pode ajudar na elaboração de um plano de desenvolvimento e projetos para captação de recursos”, afirmou.
Dez ações que o Sebrae sugere para o município conseguir se desenvolver foram enumeradas pelo superintendente do órgão. Entre elas estão: construir um plano de desenvolvimento, implantação de plano de desenvolvimento para pequenos negócios; promover a sustentabilidade pela participação dos pequenos negócios nas contas públicas; e promover o crédito para os empreendedores de pequeno porte.
O superintendente falou também sobre a importância de apoiar o pequeno produtor rural, setor que o Sebrae também destina projetos e ações.