Ícone alego digital Ícone alego digital

Coleta Seletiva

05 de Dezembro de 2016 às 17:00
Crédito:
Coleta Seletiva
Fachada da Assembleia
O Programa será implantado nesta terça-feira, 6, quando também inicia-se a Semana Interna de Prevenção de Acidentes. A coleta será destinada a duas cooperativas, já definidas através de convênio.

Nos próximos dias 6, 7 e 8 de dezembro, a Assembleia Legislativa de Goiás realiza atividades que fazem parte da política de gestão ambiental da Casa. As ações são desenvolvidas pela Seção de Serviço Especial de Engenharia da Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

Segundo o chefe dessa Seção, Francisco Edson Sampaio, na terça-feira 6, às 14h30 no saguão de entrada da Casa, o presidente deputado Helio de Sousa conduzirá a cerimônia de implantação da Coleta Seletiva na Assembleia. Na ocasião devem estar presentes o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deputado Manoel de Oliveira (PSDB), o promotor do Ministério Público e Núcleo de Meio ambiente, Juliano de Araújo e cooperativas.

“A coleta solidária vai servir para gerar renda para famílias que trabalham com a revenda dos resíduos, além disso, vai reduzir os resíduos sólidos produzidos pela Casa”, avalia Francisco.

Após a cerimônia de implantação haverá palestra “Gestão ambiental do Senado Federal”, com o servidor do Senado, Pérsio Barroso, juntamente com essa palestra será também a abertura da V Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente – V SIPATMA.

Na quarta-feira 7, as atividades continuam com a distribuição dos coletores de resíduos pela Casa, verde – recicláveis, preto – orgânicos, e também a distribuição de cartilha informativa para os servidores.

Já no último dia, quinta-feira 8, às 8h30, haverá palestra no Auditório Costa Lima sobre “A importância do verde no equilíbrio emocional no ambiente de trabalho”, com a engenheira ambiental Thauane Pessoa. No turno vespertino, às 14h30 a palestra será sobre “TI e Licitação Sustentável”, com o servidor da Câmara dos Deputados, Luiz Vicente.

O chefe da Sesmt reforça que a intenção é estabelecer ações permanentes de Educação Ambiental. Francisco também esclareceu que, para retomar o Programa de Coleta Seletiva nas dependências do Palácio Alfredo Nasser, a Sesmt estabeleceu parceria com outros departamentos da Casa. Também integraram essa equipe o setor de design, que produziu uma cartilha com orientações; a Diretoria Administrativa e a Seção de Atividades Culturais, que viabilizaram a realização do evento.

“Nosso programa de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) está alinhado com a política municipal, que determina a coleta seletiva em duas categorias. Em cada ambiente da Alego, teremos um coletor para os recicláveis, que serão utilizados pelas cooperativas; e outro para material orgânico, que a prefeitura conduzirá ao aterro sanitário da capital”, conclui. 

Segundo sorteio realizado na sala das Comissões na última quinta-feira 1, a cooperativa que irá receber os resíduos da coleta seletiva no primeiro semestre de 2017 será a Central de Cooperativas de Reciclagem do Estado de Goiás - CECOOREG, já no segundo semestre será a Uniforte. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.