Lucas Calil quer Assembleia protagonista na defesa do Rio Araguaia
Em discurso no Pequeno Expediente desta quarta-feira, 30, o deputado Lucas Calil (PSL) falou sobre as medidas que vem tomando, em seu mandato, em prol da preservação do Rio Araguaia. “Fica aqui um pedido incisivo para que a Assembleia Legislativa se torne uma protagonista na preservação deste que é o maior patrimônio cultural e turístico do Estado de Goiás”, disse.
De acordo com o parlamentar, depois de apresentar o projeto de lei Cota Zero, que proíbe o transporte de pescado nas rodovias goianas, ele apresentou outra proposta que cria o Fundo de Preservação da Fauna Aquática do Rio. Os recursos serão oriundos das taxas de Licença de Pesca Estadual. “Precisamos divulgar esta licença porque os pescadores, geralmente, preferem tirar a Licença de Pesca Federal. Desta forma teremos recursos para investir no Fundo”, explicou.
Ele acrescentou que seu mandato está pautado na preservação do Rio Araguaia e que está criando, ainda, a Frente Parlamentar de defesa deste patrimônio dos goianos. “Ouvimos previsões alarmantes de que o nosso Araguaia aguenta no máximo 50 anos, pois a cada ano a seca aumenta e os peixes vão acabando. Se não fizermos uma soma de esforços com a Delegacia do Meio Ambiente, nossos netos poderão não ter a oportunidade de desfrutar do Rio”, arrematou.