Homenagem a Herbert de Moraes
Na tarde desta quarta-feira, 30, a sala da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa de Goiás recebeu o nome do jornalista Herbert de Moraes. Requerida pelo deputado Humberto Aidar (PT) e aprovada pelos demais parlamentares, a iniciativa homenageia o fundador do Jornal Opção, que faleceu em março deste ano.
Participaram da cerimônia de descerramento da placa o presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa (PSDB); a viúva do homenageado, Nanci Guimarães de Melo Ribeiro, e uma das filhas de Herbert, Patrícia Moraes Machado. E ainda o líder do Governo na Casa, deputado José Vitti (PSDB); o deputado Humberto Aidar (PT), autor da propositura; o deputado Santana Gomes (PSL), o diretor-geral da Alego, Fabiano Gomes de Oliveira; o diretor de Comunicação, Túlio Isac Carneiro; a diretora de Planejamento Estratégico e Qualidade, Angel Jorge Pinto e o editor-chefe do Jornal Opção, Euler de França Belém, além de jornalistas e servidores da Assembleia Legislativa.
Na solenidade, o presidente Helio de Sousa relembrou que em dezembro do ano passado a Assembleia realizou sessão solene em comemoração aos 40 anos do jornal Opção e agradeceu aos familiares do jornalista. “A Assembleia se sente privilegiada por poder utilizar o nome Herbert de Moraes, que carrega um importante legado para o Jornalismo. Com imparcialidade e responsabilidade, ele marcou sua época e defendeu a democracia brasileira”, enfatizou o presidente.
Autor da proposta nº 881/16, que sugeriu a nova denominação à sala da Agência de Notícias, o deputado Humberto Aidar apontou semelhanças entre a trajetória do jornalista à função do setor de Comunicação da Casa. “O trabalho aqui realizado consiste em dar publicidade e transparência às ações do Legislativo, para que a população consiga acompanhar a atuação parlamentar. Esse trabalho pode se inspirar na história de competência e credibilidade do jornalista Herbert de Moraes”, ressaltou Aidar.
O deputado Santana Gomes também se pronunciou durante a cerimônia para enaltecer a atuação do jornal Opção. “Faz uma crítica responsável e propositiva”, elogiou o parlamentar.
A diretora e editora-executiva do jornal Opção, Patrícia Moraes Machado, fez uso da palavra para agradecer em nome de toda a família. Também jornalista, Patrícia se referiu ao pai como eterno diretor do jornal e contou que ele se preocupava em intervir socialmente. “Meu pai foi um jornalista cidadão. Aprendi com ele que o jornalismo não pode apenas copiar e colar, mas deve se preocupar em intervir nos processos em busca do bem coletivo”, mencionou, emocionada, a filha de Herbert de Moraes.