Setor Energético
A nona reunião oficial do Fórum de Discussão Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético de Goiás acontece nesta sexta-feira, 2, às 9 horas, no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa. O encontro, que será o último do semestre, marca um ano de atividades desta plataforma de debates. A iniciativa é do presidente da Comissão de Minas e Energia da Casa, deputado Simeyzon Silveira (PSC).
O parlamentar vem trabalhando junto ao Governo do Estado, da Prefeitura de Goiânia, de entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil, o fomento de matrizes energéticas renováveis e não degradáveis no intuito de integrá-las à matriz hidráulica em Goiás. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado, em harmonia com a sustentabilidade ambiental.
O destaque fica para a apresentação de uma esboço de Lei referente ao programa “Goiás Energias Sustentáveis”, que está em fase de elaboração pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos (Secima).
O projeto, que abordará uma série de medidas de incentivo, é um dos resultados práticos obtidos por meio da atuação do Fórum. A perspectiva é de que propositura final seja entregue em 2017. Na ocasião, os avanços serão apresentados pela Superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura da Secima, Danúsia Arantes.
Já o gerente de energias renováveis do Grupo Cedro Energy do Brasil, Felipe Augusto, apresentará o projeto de construção da usina de energia solar fotovoltaica inaugurada no último dia 23, no município de São Luís de Montes Belos. Ele fará, ainda, exposição sobre a perspectiva de negócios no mercado livre de energia.
Outro palestrante convidado é o diretor da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, Gabriel Schimchak, que falará sobre a perspectiva de parcerias e investimentos em projetos de energias sustentáveis em Goiás. Também fará palestra o diretor técnico da Eplan Engenharia, Marcos Alberto Campos, que abordará sobre o cenário energético do Estado, fontes de energia convencionais e alternativas.