Valcenôr no TCM
Reunidos no auditório Solon Amaral na tarde desta quinta-feira, 1º, para a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), os deputados aprovaram o processo nº 3458/16, que indica o deputado Valcenôr Braz (PTB) à vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A vaga foi aberta com a aposentadoria do conselheiro Honor Cruvinel.
O relator da proposta, deputado Ernesto Roller (PMDB), apresentou parecer favorável e elogiou a trajetória política do deputado indicado. Em seguida, os parlamentares Álvaro Guimarães (PR), Charles Bento (PRTB), José Vitti (PSDB), Jean (PHS), Júlio da Retífica (PSDB), Simeyzon Silveira (PSC), Francisco Jr (PSD), Mané de Oliveira (PSDB), Henrique Arantes (PTB), Dr Antonio (PR) e Virmondes Cruvinel (PPS) felicitaram Valcenôr e lhe desejaram sucesso na nova função pública.
Valcenôr Braz é deputado estadual pelo Entorno de Brasília e já foi prefeito de Luziânia. É formado em administração de empresa, com especialização em administração pública municipal, já foi presidente de Comissão de Licitação, Secretário Municipal de Obras, de Administração e de Agricultura. Com larga experiência em administração pública o deputado acredita que poderá contribuir na fiscalização de contas dos 246 municípios goianos junto ao TCM.
“Esta Casa está indicando uma pessoa justa, correta, honesta e amiga. Tenho convicção de que aquela Corte ganhará um conselheiro completo, que conhece os dois lados, por já ter exercido tantos cargos no Poder Executivo”, elogiou o líder do Governo na Assembleia, deputado José Vitti (PSDB).
“É claro que vamos sentir sua falta como companheiro de bancada, mas estou muito satisfeito de saber que o senhor vai alcançar o sonho que há muito almeja”, congratulou Henrique Arantes.
O presidente da Comissão, Talles Barreto (PSDB), endossou a opinião unânime expressa pelos parlamentares. “Tenho certeza de que o TCM tem muito a ganhar com a sua presença, que vai engrandecer, em honra e qualidade, o trabalho realizado naquele Tribunal”.
O futuro conselheiro do TCM ouviu, emocionado, as manifestações de apreço, agradeceu as palavras dos colegas e se comprometeu a trabalhar seriamente na fiscalização das ações públicas nos municípios goianos. "Minha formação e história enquanto gestor público me qualificam a assumir essa importante função. Estejam certos de que darei o meu melhor para contribuir com o desenvolvimento dos municípios do nosso Estado", destacou.
Foi realizada breve sabatina dos parlamentares ao indicado para o cargo de Conselheiro do TCM. Os deputados justificaram que não seriam necessárias muitas perguntas, pois todos já conhecem a história de Valcenôr e o consideram apto à função.
Os parlamentares aprovaram o projeto, por unanimidade, e o presidente da CCJ, deputado Talles Barreto, encerrou a reunião, convocando outra para a próxima terça-feira, 6, em horário regimental.
Em plenário, durante a sessão ordinária, quando foi feita a indicação para o TCM, O líder do Governo, José Vitti (PSDB) elogiou a indicação de Valcenôr Braz à vaga de conselheiro do TCM. O tucano destacou o caráter e o preparo técnico do colega de Parlamento para exercer a função de conselheiro. O presidente da Assembleia, Helio de Sousa (PSDB) também manifestou apoio à indicação de Valcenôr Braz para preencher a vaga no TCM numa indicação do Poder Legislativo. Ainda de acordo com Helio de Sousa o projeto, aprovado nesta tarde pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, deve ser apreciado no Plenário Getulino Artiaga até o próximo dia 22.