TV Assembleia aberta
A partir das 18 horas desta quinta-feira, 1°, a TV Assembleia passou a ser transmitida oficialmente em canal aberto, com sinal digital. A solenidade de lançamento aconteceu na entrada principal da Casa, com a presença do presidente Helio de Sousa, deputados, servidores da Casa e autoridades. O presidente da Agência Brasil Central, Humberto Tannus Júnior, representou o governador Marconi Perillo. Compareceram também o secretário-geral da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Alexandre Azkir, e o gestor da Rede Legislativa Nacional e representante da Associação Brasileira de Rádio e TV Legislativas, Alexandre Franco.
Durante a cerimônia foi exibido um vídeo sobre as etapas de instalação do sinal aberto da emissora, desde a assinatura do convênio com a Câmara Federal, em 2011, até a fase dos primeiros testes neste mês de novembro, quando foi concretizada a exibição.
O presidente Helio de Sousa reforçou em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, que qualquer cidadão da Grande Goiânia já pode acessar a programação regular do órgão de comunicação institucional do Poder Legislativo goiano a partir do canal (61.2). Ele ressaltou ainda que a abertura do canal vai ao encontro do anseio da população e que, sem dúvida, “a transparência foi a principal virtude da atual legislatura”, afirmou.
Com a implantação em canal aberto, a TV Assembleia terá um salto de 3 mil expectadores diários para mais de 300 mil. Por enquanto a transmissão atinge apenas a Grande Goiânia, mas Helio de Sousa ressaltou que a meta da próxima gestão, comandada pelo deputado José Vitti é fazer o sinal chegar a todo o Estado.
A contribuição das gestões anteriores, de Jardel Sebba (PSDB) e Helder Valin (PSDB) foi destacada pelo presidente. “Eles deixaram esse legado de uma proposta de uma TV aberta. Esse projeto foi ao encontro daquilo que já é a principal meta da atual Mesa Diretora, que é a questão da transparência. No meu enteder, aquilo que é necessário em termos de transparência, a Assembleia tem dado exemplo”, enfatizou.
O parlamentar destacou a ampla divulgação de dados por meio do Portal de Transparência e o surgimento da ferramenta Opine Cidadão, que, segundo ele, somam-se à TV Assembleia aberta como compromissos honrados pela Mesa Diretora junto à sociedade.
Para Helio de Sousa, a medida fortalece o papel do Parlamento e a democracia e quem ganha são os goianos. “Aqui, temos como principal arma a discussão, o debate. Este Poder é muito grande, é muito forte e, agora, com certeza ele terá a oportunidade, de uma maneira muito evidente, de entrar na casa de cada cidadão goiano para que ele enxergue o quanto é gratificante, o quanto é decisivo aquilo que é votado”, disse. O presidente fez questão de agradecer o empenho do diretor geral, Fabiano Gomes, e do diretor administrativo, Joel Sant'anna, por tornarem a conquista possível. Eles foram responsáveis pela interlocução feita junto à Câmara Federal e o Ministério das Telecomunicações. Ele agradeceu ainda os servidores da Casa que se empenharam na concretização desta medida.
Em discurso preferido durante a solenidade, Fabiano Gomes de Oliveira, ressaltou que, nos últimos dois anos, a Assembleia passou por avanços significativos, que a aproximaram mais dos servidores da Casa e principalmente da população, com destaque para as ações de transparência. Para o diretor, medidas como a implantação do ponto eletrônico melhoraram a imagem da Casa e aumentaram a autoestima dos servidores, que agora são mais respeitados. “A publicação de todos os atos e o acesso à vida funcional dos funcionários deixam claro que esta Casa de Leis acredita na qualidade dos serviços prestados à população. A inauguração da TV aberta coroa este ciclo de transparência”, disse.
Fabiano Oliveira agradeceu o apoio recebido dos deputados, diretores, chefes e servidores da Casa. “Pude ver o Parlamento consolidar importantes bandeiras por meio do respeito integral aos princípios da administração pública. Por isso, só tenho a agradecer por tudo”, encerrou.
Em entrevista, o diretor Joel Sant’anna salientou que, a partir de agora, a população passa a contar com um canal que vai permitir acompanhar as votações e todo o dia a dia do trabalho desenvolvido pela Assembleia. “A TV aberta ajuda a aproximar os deputados dos cidadãos e contribui para consolidar a democracia”, completou.
Participaram da inauguração, os deputados: José Vitti (PSDB), líder do Governo e presidente eleito da Assembleia; o vice-presidente atual, Nédio Leite (PSDB); Simeyzon Silveira (PSC); Carlos Antonio (PSDB); Francisco Jr (PSD);Lissauer Vieira (PSB); Júlio da Retífica (PSDB); Talles Barreto (PSDB) e Mané de Oliveira(PSDB).
Deputados repercutem
Um salto importante por mais transparência e participação da população nas atividades do parlamento estadual goiano. Assim definiram alguns deputados, na sessão do último dia 16, quando a transmissão passou a ser feita, em caráter experimental.
O deputado Francisco Jr (PSD) classificou como fundamental para a sociedade o acesso à informação. O parlamentar pondera que “tudo que puder ser feito para ampliar a oportunidade de participação da população dando total transparência aos atos dos órgãos públicos é fantástico, além de trazer o cidadão comum para mais próximo da produção legislativa e a TV tem esse poder”, explicou Francisco Jr.
Para Talles Barreto (PSDB) a transmissão da TV Assembleia em canal aberto era um sonho e que será muito importante para a sociedade. Talles destacou que seu trabalho como parlamentar e como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e da Comissão Mista da Casa terá maior visibilidade pela TV Assembleia.
O líder do Governo e presidente eleito da nova Mesa Diretora que tomará posse em 2017, José Vitti (PSDB), disse que a TV Assembleia em canal aberto veio coroar, segundo ele, um conjunto de ações que ampliam o processo de transparência dos trabalhos legislativos. “Essa proximidade do cidadão com o Poder Legislativo dará muito mais ânimo aos parlamentares para estarem participando de todas as ações da Casa, por que agora a transparência é muito maior. Isso realmente é um marco e nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, finalizou Vitti.