Ícone alego digital Ícone alego digital

Lançado na Assembleia livro sobre a história da família Jayme

02 de Dezembro de 2016 às 07:20
Crédito: Y. Maeda
Lançado na Assembleia livro sobre a história da família Jayme
Presidente Helio e Governador Marconi Perillo prestigiam lançamento de livro sobre a familia Jayme

No início da noite desta quinta-feira, 1º, no Salão Nobre do Palácio Alfredo Nasser, foi realizado o coquetel de lançamento do livro “Família Jayme: Genealogia e História”. Escrito por Nilson Gomes Jaime, o livro narra, em 1.148 páginas, a centenária trajetória da família Jayme no Brasil.

O governador Marconi Perillo marcou presença na solenidade e disse que "o trabalho de Nilson vem engrandecer ainda mais a literatura goiana, trazendo a história da família Jayme em Goiás. Esta família numerosa, composta de homens simples, honrados e trabalhadores, tem expoentes na medicina, nas artes, na política e em vários setores empresariais do Estado". Marcaram presenças, ao lado do Governador, o presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa, a Secretaria de Educação Raquel Teixeira, o chefe de Gabinete da Governadoria Frederico Jayme, Ovídio de Angelis, ex-ministro, presidente da SGPA, Tasso Jayme e advogado Talles Jayme.

De acordo com o autor, entre os goianos, atualmente a família concentra-se em Palmeiras de Goiás, Anápolis, Rio Verde e Goiânia. Nilson aponta que um processo de intensa pesquisa precedeu a escrita. “Foram 16 meses de trabalho, 16 horas por dia. Usei as redes sociais para buscar contatos e mobilizar. Foram mais de 200 entrevistas, mais de mil questionários enviados por e-mail ou correspondências, muitas ligações telefônicas e inúmeras buscas em documentos de cartórios, igrejas e cemitérios”, contabilizou o autor.

O livro aborda a participação dos Jayme na política e desenvolvimento de Goiás, relatando, por exemplo, a influência de membros da família na transferência da capital para Goiânia e a existência de 30 mandatos dos Jayme como deputados estaduais. Nilson conta que o livro usou como fontes as publicações de Jarbas Jayme, que em 1956 lançou “Do passado ao presente” e em 1973 publicou, em cinco volumes, a maior genealogia de Goiás, intitulada “Famílias Pirenopolinas”.

“O trabalho do Jarbas traz relatos a partir de 1727. Com as facilidades que as tecnologias nos concedem, foi possível aprofundar as pesquisas e encontrar registros de 1510, nos primórdios do Brasil. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, o 15º avô dessa família, o cacique Tibiriçá já morava na região de São Paulo”, revela o autor.  

Neto de Jarbas Jayme, o advogado Rubens Gonzaga Jaime veio de Anápolis para prestigiar o lançamento. “Fiquei muito feliz pela iniciativa do Nilson de continuar a obra do meu avô. No início ele pensou que seriam uns 3 mil parentes, mas conseguiu catalogar mais de 7 mil espalhados por todo o Brasil”, dimensiona Rubens.

Também presente no lançamento do livro, Goiânia Goianita de Goiás Dias, de 77 anos, explica que quando se casou precisou tirar o sobrenome da família para incorporar o do marido. “Mas isso não muda em nada a honra que sinto por carregar o sangue Jayme. Estou orgulhosa pela realização deste livro”, expressou Goianita.

Na ocasião do lançamento, os familiares e amigos adquiriram os livros, que foram autografados com dedicatórias do autor. “Quero, principalmente, deixar minha gratidão a todos que colaboraram no projeto. Foi um trabalho de dezenas de pessoas, construído com muito afeto por essa família que ama sua origem e tradições”, agradeceu Nilson Jaime. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.