Título de Cidadão Goiano
O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás recebeu nesta segunda-feira, 5, familiares e amigos dos dois homenageados da noite, o Embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Sayah, e o empresário Mohamad Khodr. A cerimônia foi de iniciativa do presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (PSDB), e também do deputado e 3º secretário, Humberto Aidar (PT).
Na abertura da sessão especial foram as cantoras Maria Eugênia e Laura Ara Araújo que cantaram os Hinos Nacionais do Brasil e do Líbano, respectivamente.
Ao fazer uso da palavra, Helio de Sousa saudou a cultura libanesa. “Temos que comemorar cada vez mais esse laço de admiração, respeito e amizade. Com certeza, esses dois homenageados sabem muito bem que essa homenagem pode e deve ser compartilhada com todos os libaneses que vivem no nosso Estado”, completou.
Em seguida, o deputado Humberto Aidar destacou a importância do Título de Cidadão Goiano. “O Título de Cidadão equipara a uma adoção oficial, a pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da Terra Natal. Então, permita-me chamá-los de irmãos goianos”, salientou.
Também fizeram uso da palavra, na tribuna, o chefe da advocacia setorial da Secretaria Municipal de Comunicação, Hanna Mtanios Hanna Júnior, e o presidente da Liga Cultural Gibran Khalil Gibran, Sassine Ibrahim Chehoud.
Sassine concedeu aos parlamentares, autores da iniciativa, a homenagem Cidadão Universal Gibran Khalil Gibran.
Ao fazer suas declarações em agradecimento à homenagem recebida, o empresário Mohamad Khodr revelou sua satisfação. “Essa homenagem é uma honra muito grande e vai ficar em lugar de destaque no meu escritório, para honrar essa cidadania não só minha, mas dos meus filhos, netos e bisnetos”, revelou.
Já o embaixador disse que de todas as homenagens que recebeu, esse Título tinha um fator especial. “Vocês não me deram uma placa de metal, vocês me convidaram para sua casa e me tornaram um de vocês. Por isso, digo que tenho orgulho de ser cidadão goiano”, concluiu o embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Sayah.
Após as declarações o presidente Helio de Sousa deu por encerrada a sessão especial com a execução do Hino de Goiás. O evento teve lugar no Plenário do Palácio Alfredo Nasser.
Homenageados
Mohamad Khodr, que nasceu em 18 de novembro de 1926 na cidade de Ain Ata, situada no Líbano. O empresário do ramo imobiliário atualmente reside em Brasília. Em 1952, Mohamad se estabeleceu em Goiânia e fundou sua primeira loja especializada em tecidos e artigos para noivas. Atuou no ramo de confecções por 30 anos. A partir da década de 1980, começou a trabalhar no ramo da construção, incorporação e administração de imóveis.
Mohamad Khodr participou da fundação e da manutenção de várias associações, dentre elas, a Associação Comercial do Distrito Federal, a diretoria do Clube Monte Líbano de Brasília. Além disso, foi sócio-fundador da loja maçônica Abrigo do Cedro, entre outros.
Embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Saya, nasceu em 2 de dezembro de 1956. Ele é atuante na Diplomacia de seu país, cuja representação fortaleceu os vínculos entre sua terra natal e a sociedade goiana. Joseph é bacharel em Ciências Políticas e Economia e mestre em Regimes Políticos Contemporâneos. O homenageado foi cônsul da embaixada libanesa em vários estados brasileiros, sendo conselheiro da embaixada em São Paulo. Também é decano do corpo consular e presidente honorário da Sociedade Consular na capital paulista.
Mesa da cerimônia
Na presidência da sessão esteve o deputado Helio de Sousa. Também na mesa diretiva dos trabalhos estiveram o assessor especial da governadoria, João Meireles, representante do governador Marconi Perillo (PSDB); a embaixatriz da República do Líbano no Brasil, Sana Sayah; os homenageados com Título de Cidadão Goiano, embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Sayah, e Mohamad Khodr.
Participaram ainda o chefe da advocacia setorial da Secretaria Municipal de Comunicação, Hanna Mtanios Hanna Júnior, representante do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT); o arcebispo da Igreja Ortodoxa Antioquina no Brasil, Dom Damasquino Mansur; o presidente da Liga Cultural Gibran Khalil Gibran – Seção Goiás, Sassine Ibrahim Chehoud; o juiz Luciano Mtanios Hanna, representante do Tribunal Regional Eleitoral; o pároco da Igreja São Nicolau, padre Rafael Magul; o secretário executivo do Conselho de Gestão da Juceg, Jorge Khalil e o assessor parlamentar Wanderlei Correto, representando o senador Wilder Morais. E ainda, o Vereador Felisberto Tavares, representante da Câmara dos Vereadores de Goiânia.