Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Segurança Pública

18 de Janeiro de 2017 às 10:58
Crédito: Y. Maeda
Comissão de Segurança Pública
Deputada Delegada Adriana Accorsi
Presidente da Comissão de Segurança Pública na Assembleia, deputada delegada Adriana Accorsi, faz avaliação do ano de 2016, destacando as principais atividades, entre elas as audiências públicas.

“A Segurança Pública é hoje, sem dúvida, a maior angústia das famílias goianas, que todos os dias se preocupam se os entes queridos chegarão sãos e salvos em casa”, declarou a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) ao apresentar relatório anual das atividades da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, da qual é presidente.

O ano de 2016 foi bastante movimentado na Comissão, que realizou dezenas de audiências públicas pelo estado, reuniões com autoridades e representantes da comunidade, conferências, visitas e palestras. Seus membros ainda apreciaram projetos de lei que tratam do combate à violência e acolheram denúncias dos mais variados crimes.

“Nosso critério base foi ouvir as demandas que chegavam da população. Essas, que foram inúmeras, nortearam os trabalhos neste período”, destacou Adriana. À frente dos trabalhos, a parlamentar acredita que o combate à criminalidade deve ser feito em duas vertentes: a primeira, preventiva, informa e conscientiza, evitando que crianças e adolescentes cometam atos de violência e se envolvam com drogas. A segunda, comunitária, abrange engajamento da população e valorização dos policiais para dar continuidade aos trabalhos ostensivos e investigativos.  

Ações

Entre as diversas audiências públicas propostas pela Comissão, destaque para a que discutiu o transfeminicídio e a violência praticada contra transgêneros em Goiás, a primeira sobre o tema realizada pelo Legislativo goiano em toda a História. Outras audiências discutiram as dificuldades enfrentadas pelos agentes da Segurança Pública na execução de suas funções; a construção da Casa de Semiliberdade no Setor Cidade Jardim, em Goiânia, destinada à adolescentes autores de atos infracionais; e a violência contra as mulheres, já que Goiás é um dos estados brasileiros que mais registra ocorrência contra o gênero feminino.  

Durante o ano a Comissão de Segurança Pública também fez visitas a escolas públicas para conversar com os estudantes sobre pedofilia, exploração sexual e violência doméstica. Seus membros ainda participaram de conferências LGBTTs e compareceram a eventos acadêmicos, simpósios, encontros e fóruns para contribuírem com os assuntos tratados.

Projetos de Lei

Dos importantes projetos de lei que passaram pelo crivo da Comissão estão o de nº 2646/15, do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que institui o Maio Amarelo, mês dedicado ao combate à violência no trânsito, e os de nº 619/16 e nº 771/16, apresentados por Virmondes Cruvinel (PPS) e Adriana Accorsi. Eles obrigam as unidades de saúde do estado a notificarem compulsoriamente as autoridades sempre que atenderem mulheres e idosos vítimas de violência.

Dados técnicos

Além de sua presidente, a Comissão de Segurança Pública conta com os seguintes parlamentares: deputado Major Araújo (PRP), que atua como vice, Talles Barreto (PSDB), Sérgio Bravo (PROS), Cláudio Meirelles (PR) e Manoel de Oliveira (PSDB). Na suplência encontram-se Álvaro Guimarães (PR), Lucas Calil (PSL), Simeyzon Silveira (PSC), Paulo Cezar Martins (PMDB) e Gustavo Sebba (PSDB).

Ernesto Roller (PMDB), Renato de Castro (PMDB) e Zé Antônio (PTB) também compuseram a Comissão em 2016 até renunciarem ao cargo de deputado estadual para assumirem as prefeituras de Formosa, Goianésia e Itumbiara, respectivamente.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.