Flávia Morais revela como vai administrar Cidadania

15 de Agosto de 2007 às 11:04
A deputada Flávia Morais (PSDB) assume nesta quinta-feira, às 9 horas, a Secretaria da Cidadania. O primeiro passo é cruzar dados dos beneficiários dos programas de renda minima - Salário Escola, Renda Cidadã e Bolsa Família - para evitar injustiças na distribuição de benefícios. Flávia Morais quer evitar que uma família seja beneficiada com dois programas, e outra, que precisa, não tenha nenhum.
Como é assumir uma Secretaria de Estado com o respaldo da Assembléia Legislativa?

Flávia - Com certeza, é uma grande responsabilidade, um grande desafio, mas também uma grande oportunidade de fazer um trabalho e ter o reconhecimento da nossa sociedade, dos nossos parlamentares e também do nosso governador.

Quais são seus primeiros passos à frente da Secretaria da Cidadania?

Flávia - Vamos assumir na quinta-feira e, de imediato, vamos conversar com os superintendentes da Pasta, para conhecer a atual realidade. Vamos também conversar com todos os funcionários da Secretaria, desenhando um perfil, para que possamos colher sugestões, conhecer as suas experiências e fazer uma estruturação da Secretaria tornando-a bem motivada, bem produtiva, e que a gente possa implementar programas novos, aproveitando a mão-de-obra que a gente tem hoje.

Quais os projetos que pretende desenvolver?

Flávia - Na verdade, vamos conhecer melhor a Pasta, levantar algumas propostas e discutir com o governador a viabilidade delas. Estamos fazendo um levantamento da Secretaria, para podermos contar os projetos com mais consistência. Mas a princípio, temos algumas idéias de criar uma participação maior da sociedade civil organizada. Temos que ter muita criatividade para que a gente possa desenvolver programas com pouco custo e que tenham resultados.

A experiência adquirida como primeira dama de Trindade vai ajudá-la?

Flávia - Com certeza. Pretendo aproveitar muitas coisas do trabalho que desenvolvi em Trindade. Lá, tivemos a oportunidade de vivenciar todos os programas sociais que existem hoje em nosso Estado, vivência bem próxima da base, sabendo muito bem aquilo que funciona, aquilo que precisa melhorar. Então acredito que vamos ter sim condições de estar avaliando com mais conhecimento algumas situações.

A senhora vai realizar uma fiscalização rigorosa, para que não haja injustiça na distribuição de benefícios?

Flávia - Essa questão já está definida. Vamos fazer encontros de dados dos beneficiários dos três programas de renda mínima que nós temos hoje: Bolsa Família, Salário Escola e Renda Cidadã. Vamos procurar ser justos nessa distribuição, de forma que um beneficiário não receba dois programas, e outro, que precisa, fique sem por falta de recursos. Agora o dia do pagamento, prazo, a gente não tem ainda. Temos o decreto que foi prorrogado agora e a reforma administrativa, que busca um enxugamento da máquina administrativa. As ações visam retomar o pagamento desses programas o mais breve possível.

Caso a Secretaria de Cidadania absorva a Secretaria do Trabalho, aumenta a responsabilidade da senhora. Como vê isso?

Flávia – A Secretaria do Trabalho atua na capacitação, qualificação das pessoas para ingressarem no mercado de trabalho. Nós precisamos trabalhar, paralelamente, a distribuição dos programas de renda mínima com a capacitação desses beneficiados, para que eles possam ser incluídos no mercado de trabalho. Ao invés de dar o peixe, ensinamos a pescar.

No lugar da senhora assume o suplente Daniel Messac (PSDB), que também deve ser chamado para uma Secretaria de Estado; e, nesse caso, assume o suplente Júlio da Retífica (PSDB). Tem alguma orientação para esse futuro parlamentar?

Flávia - O deputado Júlio é um político experiente, já foi prefeito de Porangatu. Com certeza, vai me representar muito bem na Assembléia Legislativa. Além dele, vamos deixar aqui vários amigos que nos respaldam no trabalho da Secretaria, e nos projetos que temos nas nossas bases.