Ícone alego digital Ícone alego digital

Francisco Jr e Lincoln Tejota visitam Credeq em Aparecida

15 de Fevereiro de 2017 às 14:35
Crédito: Carlos Costa
Francisco Jr e Lincoln Tejota visitam Credeq em Aparecida
Deputados visitam CREDEC

Os deputados Francisco Jr e Lincoln Tejota, ambos do PSD, realizaram visita ao Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq Professor Jamil Issy)), em Aparecida de Goiânia, nesta quarta-feira, 15, pela manhã. Eles ficaram impressionados com a estrutura do órgão governamental que trata de dependentes químicos.

Francisco Jr e Lincoln Tejota conheceram os detalhes de funcionamento do Credeq e se colocaram à disposição da Secretaria de Saúde e do Governo do Estado para contribuir não apenas com a manutenção da estrutura atual daquele órgão, como também em busca de melhorias. Eles ouviram os internos que consideraram o tratamento ali obtido “excelente”, mas solicitaram a possibilidade de instalação ali de um Gabinete Odontológico.

Os deputados foram recebidos pelo administrador da OS “Comunidade Luz da Vida”, Gilmar Bessa; pela superintendente executiva do credeq, Salete Maria Reis; pelo diretor técnico daquela unidade, médico psiquiatra Thiago Batista Oliveira; e pelo superintendente executivo da Secretaria Estadual de Saúde, Deusdedith Vaz. Também fez parte da comitiva a vereadora Priscilla Tejota (PSD) e a diretora geral do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), Ivânia Fernandes.

Único no país a oferecer um tratamento diferenciado a dependentes químicos, o Credeq Professor Jamil Issy vem apresentando resultados positivos, de acordo com a gestora da unidade de saúde, Salete Maria. Francisco Jr e Lincoln Tejota gostaram do atendimento humanizado oferecido aos internos, inclusive com leitos familiares. Os internos recebem todo tipo de assistência, com liberdade, com vistas ao retorno ao seio da Família.

O credeq tem 96 leitos e já realizou atendimento clínico a 190 pessoas, sendo que 107 internações e outros 83 avaliados. Possui, hoje, referenciamento em 23 municípios. Os pacientes são encaminhados através dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs), que faz a regulação das vagas das comunidades terapêuticas. Ivânia Fernandes está postulando o direito do GEED também indicar atendimentos ao Credeq.

Dentro do ambiente humanizado aos internos, o Credeq oferece musicoterapia, brinquedos especializados, serviços religiosos (católico, evangélico e espírita) e, até mesmo, interação com animais (cachorros).

Francisco Jr e Lincoln Tejota assumiram compromisso de divulgar mais o trabalho de referência em tratamento a dependentes químicos realizado pelo Credeq. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.