População carcerária é tema do Programa Entrevista na TV Assembleia
O Programa Entrevista apresentado pela jornalista Luciana Martins, convidou o promotor da 25ª Promotoria de Justiça de Goiânia, Marcelo Celestino, para debater dois projetos de sua autoria que abordam a população carcerária do Estado de Goiás. O programa está em exibição a partir desta quinta-feira, 16, na TV Assembleia.
Durante o programa ele discorre sobre os projetos. O primeiro diz respeito ao trabalho dos presos do regime semiaberto na conservação de parques na capital goiana. A ideia da Promotoria é desafogar a superlotação dos presídios. “Com esse trabalho, que será remunerado e pago pelo fundo de arrecadação municipal, os presos poderão ter suas penas reduzidas pela metade. A cada três dias de trabalho, é diminuído um dia na pena”, explica Marcelo Celestino.
O promotor destaca ainda a importância do preso não ficar ocioso e ocupar o tempo com o trabalho de manutenção dos parques. “Na capital existem mais de 180 parques e áreas verdes, destinadas ao lazer e beleza da cidade, e se não preservada, o lugar pode se tornar perigoso”, completa.
Outro projeto também apresentado pelo promotor Marcelo Celestino, é sobre a saúde da mulher carcerária. “Hoje o sistema prisional abriga cerca de 200 mulheres, que não tem acesso a exames médicos e nem ginecológicos”.
“Sou preocupado com a saúde preventiva. Se não houver a prevenção e cuidado com o preso, o Governo do Estado terá um gasto maior posteriormente. Estamos lutando também pela implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas da Liberdade no Sistema Prisional”, completou Marcelo Celestino.
Esta edição do programa será exibida no canal 8 da Net, no canal aberto 61.2 e também pelo Portal da Assembleia.