Ícone alego digital Ícone alego digital

Sesmt promove retomada dos exercícios de Ginástica Laboral para os servidores da Casa

09 de Março de 2017 às 11:31
Sesmt promove retomada dos exercícios de Ginástica Laboral para os servidores da Casa

A Assembleia Legislativa, através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), retomou, neste mês, o programa de ginástica laboral realizado com os servidores da Assembleia.

Segundo Francisco Edson Sampaio, chefe do Sesmt, a ginástica laboral é compreendida como um “grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, pois reduz e previne problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho”.

Ele explica que os exercícios dirigidos da ginástica trabalham a reeducação da postura, aliviam o estresse, aumentam o ânimo para o trabalho e a integração social e previnem lesões e doenças por traumas cumulativos, como as Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

De acordo com Francismeire Rodrigues, fisioterapeuta responsável pela equipe que promove a ginástica laboral, a revisitação aos ambientes da Casa de Leis está acontecendo durante o mês de março.

“Estamos passando em todos os departamentos, perguntando quem se interessa em fazer os exercícios. Há lugares que aderem mais, outros não. Se apenas uma pessoa quiser, nós fazemos do mesmo jeito.”, contou.

Francismeire deslindou sobre os efeitos dos exercícios ministrados. “São exercícios para melhorar o agachamento das pessoas, fortalecer a coluna, prevenir o estresse, prevenir lesão por esforços repetitivos. Tudo isso é para que o profissional tenha uma evolução e melhora no seu próprio trabalho”, explicou.

Além disso, ela contou que o trabalho da ginástica laboral é reconhecido pelo profissional que executa como sendo de grande valia. “As pessoas relatam que o dia-a-dia delas, até mesmo fora do trabalho, está melhorando, pois participam da ginástica laboral aqui na Assembleia frequentemente”, ressaltou.  

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.