Programa Vez do Consumidor
O programa da TV Assembleia “Vez do Consumidor”, mediado pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, deputado Santana Gomes (PSL), e pela apresentadora Luciana Martins, aborda o tema “ saque do FGTS e melhores formas de aplicações desse dinheiro em fundos de investimento”. Participam do debate o gerente de Pesquisa e Cálculo Procon Goiás, Gleidson Tomás, e o assessor de investimentos Thiago Edirley Nemézio.
Os debatedores discutiram qual a melhor maneira de utilizar o dinheiro do FGTS, além de explicar quem tem o direito de receber esse repasse do Governo Federal. Considerando que o brasileiro não tem o hábito de poupar, que o resgate do FGTS para maioria dos clientes não é um valor alto, uma vez que algumas modalidades de investimento exigem uma grande quantia, se faz necessário esclarecer o que é fundo de investimento, quais as vantagens de se investir e os riscos de aplicações nesses fundos.
De acordo com Gleidson, todas as pessoas que possuem contas do FGTS que ficaram inativas até 31 de dezembro de 2015 podem sacá-lo. Segundo o Governo Federal, são 10,2 milhões de trabalhadores. A conta inativa será considerada aquela vinculada a um contrato de trabalho já extinto, e com data de desligamento até aquela data.
Em relação a investimentos, Thiago Nemézio destaca que uma boa parcela dos brasileiros tem o hábito de confiar parte de seu dinheiro nas poupanças bancárias. No entanto, ele afirma que a melhor forma de investimento para quem está endividado é sanar essa dívida. “O cidadão que têm direito ao FGTS precisa primeiramente quitar ou diminuir o valor de sua dívida, para em seguida pensar em algum tipo de investimento” afirma.
Segundo Thiago, as principais vantagens dos fundos de investimentos é possibilitar que diversos investidores concentrem recursos para aumentar seu poder de negociação e diluir os custos de administração. Ele ressalta que investidores nesse âmbito contam com o apoio de especialistas para fazer a gestão de seus recursos.
O deputado Santana Gomes destacou que é muito importante que os beneficiados com o FGTS utilizem seu dinheiro da melhor maneira possível. “É preciso sempre fazer um planejamento para que possamos administrar nossa situação financeira, ainda mais em uma época de crise que o País está enfrentando.”
Por último, Gleidson informa que o Procon–GO está aberto para dar orientação e informa que 92% das dívidas neste último mês foram renegociadas com êxito. Ele lembra: desde o último dia 10 de março, trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro que têm o direito do FGTS já podem sacá-lo.
A íntegra da entrevista pode ser conferida na programação da TV Assembleia pelo canal 8 da Net ou acessando o seguinte link: https://site.al.go.leg.br/midia/tv Lembrando que a transmissão também está ocorrendo em canal aberto (61.2) desde o fim do ano passado.