Marlúcio Pereira quer acabar com desmanches de carros no Estado de Goiás
Encontra-se em análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa o projeto de lei nº 0700/17, de iniciativa do deputado Marlúcio Pereira (PSB), que dispõe sobre a proibição de desmontagem e venda de peças de veículos segurados que tenham sofrido sinistro estando na condição de irrecuperáveis no Estado de Goiás.
A propositura proibe a desmontagem e a venda de peças de veículos segurados ou não segurados que tenham sofrido sinistro com perda total no Estado de Goiás. Ainda fica determinada a obrigatoriedade de encaminhamento para desmontagem, com possível aproveitamento e reposição de suas peças ou conjunto de peças, dos veículos sinistrados em condições irreparáveis ou indenizados pelas seguradoras.
De acordo com o parlamentar, o projeto de lei pretende reduzir o número de desmanches de carros no Brasil. Em sua justificativa, Marlúcio diz que a proliferação de desmanches em Goiás é muito grande e que está diretamente associada ao aumento dos índices de roubo e furto de veículos.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, a estimativa é que pelo menos metade dos carros roubados ou furtados, que não são recuperados acaba nos desmanches, que abastecem o comércio irregular de acessórios automotivos.