Audiência pública vai discutir a criação da Semana Estadual dos Contadores de Histórias
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realiza na próxima segunda-feira, 20, a partir das 14 horas, audiência pública para discutir a criação de uma semana estadual dos contadores de histórias e uma minimaratona de contação de histórias. Pela manhã, no saguão da Casa, terá início a minimaratona.
A iniciativa é do deputado Luis Cesar Bueno, autor do projeto de lei que pretende instituir a semana em homenagem aos contadores de história no calendário oficial de eventos educativos-culturais do Estado, em parceria com os grupos Ciranda dos Contos e Gwaya Contadores de Histórias.
Aproveitando a data como Dia Internacional do Contador de Histórias, o evento tem como objetivo discutir a instituição de uma semana voltada para atividades que homenageiam o papel destes profissionais no âmbito estadual e de levar ao público e transeuntes a experiência de ter contato com esse tipo de atividade.
A audiência será conduzida pelos contadores de histórias Shirlene Álvares, Edvânia Braz, Emilson Pereira, Alexandre Rocha e pelo deputado Luis Cesar Bueno. Já a minimaratona tem como atividade prevista uma roda de leitura de contos, fábulas, entre outras, para todas as idades, além de contar com a participação de crianças e mulheres abrigadas no Centro de Valorização da Mulher (Cevam) e alunos da rede municipal de educação.
Projeto
Prevista para acontecer anualmente durante a terceira semana do mês de março, a semana tem como finalidade disseminar informações sobre o patrimônio cultural brasileiro imaterial através de ações que valorizem o ofício de contador de histórias e que estimulem o hábito da leitura. Além disso, traz como objetivo a compreensão das diversas formas de manifestações culturais e a motivação para o estímulo do debate em torno de ações na área da cultura.
O parlamentar justifica que o acesso aos bens culturais é um direito de cidadania e de fator essencial na vida de todo ser humano. "Por sua própria condição humana, homem e mulher são produtores de cultura. E a todos deve ser garantida a fruição do patrimônio cultural historicamente construído.”
O projeto passou pela primeira fase de votação pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e agora segue para apreciação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
Serviços
Assunto: Audiência Pública em prol da criação da Semana Estadual dos Contadores de Histórias e a Minimaratona de Contação de Histórias
Data: 20/03/2017
Local: Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Horário: Início às 9 horas
Informações: 3221-3007 (Gabinete deputado Luis Cesar Bueno)
Fonte: Assessoria de Comunicação
Gabinete: Luis Cesar Bueno