Notícias dos Gabinetes
Sérgio Bravo apresenta projetos que valorizam a cultura goiana
O deputado Sérgio Bravo (PROS) apresentou, nesta terça-feira, 21, em plenário, dois projetos que tratam da valorização da cultura goiana.
Em um deles o deputado Sérgio Bravo pede a inclusão do “Dia do Violeiro” no Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás, que deverá ser comemorado no dia 15 de outubro de cada ano. A data lembra a morte de Tião Carreiro, criador do ritmo denominado “pagode” que é considerado hino de Goiás.
O outro projeto torna obrigatória a execução do hino do Estado de Goiás nos eventos esportivos e culturais oficiais. O deputado acredita que, como vários desses eventos são transmitidos ao vivo para todo o país, o hino do Estado de Goiás poderá se tornar conhecido, inclusive pelos próprios goianos. “Tenho plena convicção de que essa é uma forma muito salutar de dar publicidade ao hino do nosso Estado. Precisamos valorizar e expandir nossa cultura. Hoje, quando assistimos aos jogos dos estados do Sul, por exemplo, vemos e ouvimos os hinos. Então, vamos fazer o mesmo em Goiás”, frisou o deputado.
O terceiro projeto apresentado pelo deputado pretende instituir a terça-feira de carnaval como feriado estadual. Apesar de ser considerada como tal, não existe lei federal que estabeleça a data como feriado. Goiás seria o segundo Estado a instituir a data como feriado estadual. Apenas o estado do Rio de Janeiro tem lei que trata sobre o assunto.