Ícone alego digital Ícone alego digital

Itami Campos lança livro sobre Política Brasileira na Assembleia Legislativa

22 de Março de 2017 às 09:06
Crédito: SERGIO ROCHA
Itami Campos lança livro sobre Política Brasileira na Assembleia Legislativa
Política Brasileira - Caminhos

A Assembleia Legislativa, sediou na noite dessa terça-feira, 21, o lançamento do livro "Política Brasileira, Caminhos", do cientista político F. Itami Campos, às 20 horas, no Salão Nobre da Casa. O evento foi realizado em uma parceria da Academia Goiana de Letras (AGL), Contato Comunicação e a Seção de Atividades Culturais.

Segundo o próprio autor, o livro é, de certo modo, uma provocação do professor, advogado e político, Vilmar Rocha, que afirmou gostar da forma como Itami escreve e o desafiou a tratar de temas da política brasileira, como: República, democracia, Poder Legislativo, eleições, federalismo e poderes locais.

“A gente trabalha com essas temáticas em artigos e um exemplo é a questão republicana, que muita gente fala sobre o assunto, mas não se trabalha de forma adequada. A questão fundamental à respeito dessa temática é a discussão sobre os recursos públicos”, explicou Itami.

O professor reforçou ainda que se trata de um trabalho com uma linguagem acessível e de fácil compreensão, com temáticas de interesses populares, um deles, sendo a corrupção endêmica do país, se utilizando de alusões populares, como o "Malandro, de Chico Buarque".

“Outro aspecto importante é a discussão de democracia, principalmente à cerca do Poder Legislativo, que é um Poder fundamental, mas pouco compreendido. Onde não se tem um Legislativo, não se tem democracia. É nisso que a gente trabalha, pegando aspectos diferentes da realidade brasileira e apontando caminhos, na perspectiva de caminhar para frente” enfatizou.

A presidente da AGL, Lêda Selma, conta do orgulho que os membros da Academia sentem em mais um lançamento de livro do Professor Itami Campos, que ingressou em 2012, já muito comprometido. “A Academia Goiana de Letras é composta de historiadores, poetas, cientistas políticos, entre outros, de reconhecidos méritos perante a sociedade e o Itami é um acadêmico que realmente faz jus à esse título”, disse.

 

O autor

Francisco Itami Campos é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro da AGL, cadeira 39, e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e Cidadão Goiano, título concedido pela Assembleia Legislativa, Lei Nº 16.472, de 19 de janeiro de 2009.

Professor Titular da UFG, aposentado, tendo sido Diretor do Instituto de Ciência Humanas e Letras pela Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia/UFG. Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária do Centro Universitário de Anápolis, professor do Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente.

É autor de livros como "Coronelismo em Goiás", "Questões Agrárias: bases sociais da política goiana", "Legislativo em Goiás" (Volumes I, II e III), "Ciência Política, introdução à Teoria do Estado", "Educação brasileira, desafios", "Estabilidade, crise e democracia", "Brasil de FHC a Lula, 1995-2010", "Anápolis e Meio Ambiente: novos olhares", além de diversos capítulos de livros.

Itami pesquisa e publica nos seguintes temas: poder legislativo, políticas públicas, política e questões ambientais, sistema partidário e eleitoral, política brasileira, história política-Goiás, política e questões agrárias.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.