Ícone alego digital Ícone alego digital

Hipertensão arterial

26 de Abril de 2017 às 09:58
Crédito: SERGIO ROCHA
Hipertensão arterial
Dia de Prevensão da Hipertensão
Preocupada com o bem estar dos servidores, a Divisão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa promoveu, nesta manhã, atividades direcionadas à prevenção da hipertensão arterial.

O saguão de entrada da Assembleia Legislativa de Goiás, recebeu na manhã desta quarta-feira 26, o médico especialista em cirurgia vascular e angiologista, Pedro Teles que proferiu palestra sobre hipertensão arterial. A iniciativa é da Divisão de Saúde e Promoção Social em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos da Casa.

Participaram do evento o deputado estadual Daniel Messac (PSDB), o diretor de Recursos Humanos, Tasso Honorato, o chefe da Seção de Saúde e Promoção Social, médico Marcos Nogueira.

O deputado Daniel Messac, fez a abertura do evento dando as boas-vindas aos participantes e alertou que, infelizmente, a maioria da população só vai dar a devida importância ao tema em discussão quando passar pela situação de descobrir que é hipertenso.

“Eu tive esse desconforto e fui levado de ambulância ao Hospital Anis Rassi”, revelou. Na oportunidade o parlamentar parabenizou a Assembleia pela iniciativa. “Temos que destacar a oportunidade de ter na Casa, um departamento preocupado com nossa saúde”, frisou.

Em seguida o médico Pedro Teles deu início à palestra alertando que a hipertensão arterial é uma doença crônica e o grande problema, segundo ele, é que o paciente não sente nada. “Quando começa a sentir já está atingindo as funções dos órgãos como rins e olhos. É uma doença degenerativa progressiva”, avisou.

Segundo o especialista 1 em cada 4 adultos tem hipertensão, o que significa que em média 25% da população brasileira é acometida pela doença. Outro dado apresentado pelo médico é que 40% dos infartos e 80% dos derrames são causados pela hipertensão arterial.

Como prevenção o médico indica mudança de hábitos de vida, correção da dieta, uso de medicamentos e investigação com exames complementares. A campanha de combate e prevenção à hipertensão acontece nacionalmente e é celebrada anualmente no dia 26 de abril. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.