Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ deve votar hoje parecer favorável sobre exames alérgicos

16 de Maio de 2017 às 09:42

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), deve analisar, durante a reunião desta terça-feira, 16, o Projeto de Lei nº 1591/17, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que torna obrigatório, em todos os estabelecimentos de saúde do Estado de Goiás, a realização prévia de testes alérgicos antes da execução de procedimento médico que necessite de aplicação de contraste.

Segundo o parlamentar, diversas pessoas apresentam reações alérgicas a medicamentos, as quais podem causar sequelas irreversíveis ou mesmo levar a óbito. No entanto, mesmo assim diversos estabelecimentos de saúde aplicam substâncias ou medicamentos, ao realizarem procedimentos médicos em seus pacientes, sem qualquer critério ou parâmetro.

Gustavo Sebba defende ainda a proposta alegando que pessoas que precisam tomar o contraste para fazer uma ressonância magnética correm o raro risco de desenvolver fibrose nefrogênica sistêmica, podendo o paciente chegar a óbito.

Durante a tramitação na Comissão o projeto foi encaminhado para relatoria do deputado Henrique Arantes (PTB), que emitiu parecer favorável à proposta. É esse parecer que será colocado em apreciação durante a reunião. Para se tornar lei, a matéria precisaria, além de receber o aval das Comissões da Casa, ser aprovada em dois turnos em Plenário e, posteriormente, receber a sanção do Governador.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.