Projeto Deputado Jovem
A primeira parte da programação da terceira edição do Projeto Deputado Jovem foi realizada nesta terça-feira, 16, quando os estudantes de Direito da Uni-Anhanguera assistiram a duas palestras. A iniciativa é da Diretoria de Assuntos Institucionais da Casa. As demais atividades do Deputado Jovem estão agendadas para os dias 19, 20 e 22 de maio.
A visita à Assembleia teve início às 13 horas, e em seguida os estudantes participaram de duas palestras. A primeira, ministrada pelo chefe da Seção de Projetos Especiais, Maurício Paranaguá, como tema “Origem, Função e Importância do Poder Legislativo".
Maurício é especialista em Gestão Pública pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (Fabec) e bacharel em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Em seguida o professor Miguel Donizete Gusmão Filho falou sobre “Democracia e o Poder Legislativo”.
Miguel é mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), bacharel em Ciências Sociais pela UFG e servidor efetivo da Alego, no cargo de Analista Legislativo, da categoria funcional de Pesquisador Legislativo.
O professor Miguel afirmou que essas ações de educação e cidadania da Assembleia Legislativa precisa ser fomentado. “Esse projeto promove o aprendizado pela vivência, isso traz ganho não apenas no aspecto de conhecimento, como também no aspecto reflexivo”, afirmou.
O professor Savio Cesar Santana, coordenador adjunto do curso de Direito na Uni-Anhanguera, falou sobre importância do projeto, inclusive, para aqueles alunos que possam pretender a carreira política. “Acho o projeto muito importante para os nossos acadêmicos porque esse é o primeiro passo para que eles possam conhecer o funcionamento do Legislativo Estadual. Muitos desses alunos possuem pretensões políticas futuras, por isso o aprofundamento nos conhecimentos dos processos legislativos se mostram tão importantes”, contou.
Gustavo de Assis, aluno do 5° período, contou que está ansioso pela experiência e salientou que a principal contribuição do projeto é o fato da prática legislativa. “Espero que possamos apresentar projetos de lei, durante o programa Deputado Jovem, que possam ser aproveitados pelos parlamentares de forma a se tornarem, de fato, matérias votadas pelo parlamento”, frisou.
O objetivo da visita é proporcionar aos participantes conhecimentos sobre cidadania, política e importância do Poder Legislativo, contribuindo para uma educação voltada para a formação de cidadãos, uma ação crítica na sociedade, a adoção de competências que comprovam escolhas mais acertadas, a compreensão de que o indivíduo é o maior responsável pelo seu próprio destino.