Júlio da Retífica participa de manifestação em favor de duplicação de BR em Porangatu
O deputado Júlio da Retífica (PSDB) confirma para o próximo dia 31 de maio, em Porangatu, uma grande manifestação em favor da duplicação da BR-153. O movimento, a ser comandada por lideranças de Goiás e do Tocantins, prevê inclusive o fechamento total da rodovia.
Júlio da Retífica destaca que o processo de duplicação da BR-153 arrasta-se desde 2014, quando a empresa Galvão Engenharia ganhou leilão de concessão no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “De lá para cá – acrescenta o deputado, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial.”
Preocupado com a situação, o Governo de Goiás tem atuado em Brasília pela retomada das obras. Em janeiro deste ano, o próprio Júlio da Retífica acompanhou o governador Marconi Perillo (PSDB) em uma audiência com o ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil. Na ocasião, os diretores da Galvão apresentaram a proposta de uma transferência jurídica do contrato de concessão a um consórcio internacional, que já teria garantido um empréstimo financeiro de 1,5 bilhão de dólares. O consórcio assumiria com o compromisso de concluir a duplicação em até cinco anos, dos 380 quilômetros no trecho goiano da rodovia.
“A grande questão – completa Júlio da Retífica – é que existe um trânsito muito pesado de caminhões neste trecho de 628 quilômetros, entre Anápolis e Aliança (TO), provocando um grande número de acidentes. E agora, diante da omissão do Governo Federal, as lideranças de Goiás e do Tocantins resolveram fazer essa manifestação no final do mês, em Porangatu.”