Plenário deve votar criação do Programa de Educação Financeira nos próximos dias
Aprovado pelas Comissões da Casa, está em fase de primeira votação em Plenário, a proposição de nº 3710/16, de autoria do deputado Francisco Jr (PSD), que trata da criação do Programa de Educação Financeira nas unidades de ensino no âmbito do Estado de Goiás. O projeto de lei consta da pauta de votação do Plenário e deverá ser votado nas próximas sessões.
Segundo o parlamentar, a propositura visa propiciar à nova geração de estudantes os conceitos de educação financeira de modo a influenciar diretamente as decisões econômicas dos indivíduos e das suas famílias. Francisco Jr salienta que a alfabetização financeira é um processo de educação e de responsabilidade dos pais, das escolas, do Governo e das instituições privadas, envolvendo vários atores sociais.
Ele lembra que o Banco Central do Brasil (Bacen) já desenvolve o Programa de Educação Financeira e também para auxiliar os indivíduos a entender melhor o funcionamento da economia, assim como de seus agentes e instrumentos.
Por fim, o deputado destaca que busca com a matéria, a responsabilidade do cidadão formado nas escolas estaduais como um multiplicador do conhecimento dentro dos meios em que vive, em especial, sua família, levando à tomada de decisões autônomas, por considerar que há vários caminhos para lidar com as questões financeiras.
Para se tornar lei, a matéria terá de ser aprovada em dois turnos em Plenário e, posteriormente, receber a sanção do Governador.