Alunos do Instituto Santo Tomás de Aquino participam do projeto Escola no Legislativo
Nesta segunda-feira, 29, projeto Escola no Legislativo promove a 14ª edição do projeto “Escola no Legislativo”. Os visitantes da Casa de Leis são os alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental do Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista), de Goiânia. Essa iniciativa da Escola do Legislativo contribui para uma ação crítica na sociedade, adoção de competências que promovam escolhas mais acertadas e, principalmente, compreensão de que o indivíduo é o maior responsável pelo seu próprio destino.
Professor do Ista, Wander Gabriel de Melo diz que esse projeto é de grande importância, não apenas para a instituição de ensino, mas para toda a sociedade. “É fundamental que os alunos conheçam quem são os deputados do nosso Estado e quais são suas funções. É fundamental para que tenham compreensão de seus direitos e deveres”, afirma.
O professor explica que dentro da escola os conceitos são lecionados teoricamente e essa visita ajuda o aluno a ter uma compreensão mais prática. “Nós temos a parte teórica, estamos sempre trabalhando com os conceitos, porém, vindo até a Assembleia, é uma forma de compreender na prática as ações do Parlamento.”
Além de conhecer a estrutura da Casa, os alunos vão participar de duas palestras no Auditório Solon Amaral. A primeira palestra tem como tema “Cidadania e o Poder Legislativo”, com o professor Thiago Cardoso Abreu; em seguida, o professor Mauricio Barbosa Paranaguá falará sobre “Evolução Histórica e Importância do Poder Legislativo”.
O chefe da Seção de Projetos Especiais da Escola e palestrante do projeto, Maurício Paranaguá, explica que a finalidade do projeto é contribuir para a formação da juventude de Goiânia e também de Goiás. “Quando a comunidade estudantil se aproxima da Assembleia cria um elo de aproximação entre o Poder Legislativo e a sociedade como um todo. Esse Poder, na sua função de elaborar Leis, representa os interesses da sociedade e nada mais junto do que a população conhecer suas ações e a importância para o contexto social.”