SOS VIDA AMARelo
Por iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), a Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa promove audiência pública com o tema “Estresse-Ansiedade-Depressão-Suicídio”, em continuidade aos trabalhos da campanha SOS Vida AMARelo. O evento será realizado nesta quinta-feira, 1º de junho, na Câmara Municipal de São Miguel do Araguaia, e tem início previsto para às 8 horas.
Além de Helio de Sousa, estarão presentes o prefeito da cidade, Nélio Pontes (PSDB); o presidente da Câmara Municipal, vereador Batista Garcia (PP); o secretário de Saúde, Joubert Tolentino Meira; dentre outras autoridades. A audiência tem como público-alvo servidores públicos, população em geral, profissionais da Saúde, Educação, Social e estudantes. A recomedação é para que todos os participantes vistam traje amarelo.
Na oportunidade será realizada palestra por Kelley Marques, doutora em Educação, master neurocoach e neuropsicopedagoga, que irá falar sobre temas como depressão, ansiedade, estresse e o próprio suicídio.
Helio de Sousa destaca que o principal objetivo da audiência é alertar a população de um tema que, muitas vezes, a sociedade tem medo de falar. Conforme o deputado, estatísticas mostram que o índice de pessoas que se matam todos os dias é muito alto e que a melhor maneira de se combater o problema é falando sobre ele. “Através do enfrentamento podemos vencer essa questão.”
Os próximos municípios que receberão audiências públicas serão Goiatuba (12 de junho), Pirenópolis (23 de junho), Rio Verde (30 de junho), Iporá (7 de julho) e Goiânia (3 de agosto).
SOS Vida AMARelo
A campanha tem metas de pesquisa e coleta de informações e visa desenvolver um banco de dados em Goiás junto aos profissionais da saúde e educação social. Sendo priorizada até 10 de setembro de 2017, dia definido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como a data simbólica de prevenção ao suicídio.
A campanha SOS Vida é uma iniciativa de Pesquisa-ação-treino na prevenção ao suicídio e em Goiás, a princípio, seria desenvolvida em cerca de 20 municípios, mas este número foi ampliado para 80. Essas cidades receberão audiências públicas, palestras, pesquisas qualitativas e quantitativas que, além de divulgar dados, mostrará características de pessoas que passam por essa dificuldade.