Ícone alego digital Ícone alego digital

Circuito das Cavalhadas

31 de Maio de 2017 às 13:40
Circuito das Cavalhadas
Presidente José Vitti e mais três deputados participaram do lançamento da temporada 2017 do Circuito das Cavalhadas, ao lado do governador Marconi Perillo, no Palácio das Esmeraldas.

Cavaleiros de todo Estado estiveram presentes nesta quarta-feira, 31, no Palácio das Esmeraldas, para o lançamento da temporada 2017 do Circuito das Cavalhadas de Goiás. O evento, realizado nos jardins do Palácio, contou com a presença do governador Marconi Perillo (PSDB), do vice- governador José Eliton (PSDB), da primeira-dama Valéria Perillo, e do presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia. Representando a Assembleia Legislativa estavam presentes o presidente da Casa, deputado José Vitti (PSDB), e os parlamentares Nédio Leite (PSDB), Lincoln Tejota (PSD) e Talles Barreto (PSDB), licenciado, que responde pela Secretaria de Supervisões das Execuções do Programa Goiás na Frente.

Neste ano, 11 municípios integram o Circuito Cavalhadas de Goiás, que está em sua 2° edição. Segundo o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, o Circuito contempla uma das festas mais tradicionais e belas do Estado, trazendo um misto de cultura, tradição e religiosidade. “Manifestações como as Cavalhadas podem ser oferecidas como produtos turísticos, pois atraem grande público, além de ser parte da nossa cultura. Esse é o exemplo perfeito de um produto cultural que pode levar recursos financeiros para o município e fazer girar e crescer todos os setores da cadeia produtiva do turismo local e regional”, explica o gestor.

O presidente José Vitti declarou sua satisfação com o evento e falou sobre a experiência que teve na infância ao participar das Cavalhadas de Palmeiras de Goiás. “Fico muito feliz ao ver minha cidade natal participando do Circuito. Eu, ainda criança lá em Palmeiras, pude participar das Cavalhadas enquanto mascarado", relatou, contando que teve o prazer que poucos tiveram de receber, na época, alguns reais do governador, pela participação no evento. Vitti manifestou ainda o apoio da Assembleia Legislativa aos cavaleiros. “A Assembleia Legislativa está com as portas abertas para atendê-los”, finalizou.

As Cavalhadas de Goiás é uma das mais antigas manifestações folclóricas e religiosas do Estado, com mais de 200 anos de história. Os cavaleiros presentes no evento afirmaram que fazem questão de manter esta tradição e a religiosidade. Cavaleiro desde 1980, José Quirino Gouveia de Moraes, que se vestiu de Rei dos Mouros, contou a história das cavalhadas e o significado do seu personagem. “As cavalhadas têm a intenção de recriar os torneios medievais e as batalhas entre cristãos e mouros. Eu estou representando o líder dos Mouros, que travou uma luta religiosa contra os cristãos", pontou.

Marconi Perillo, ao discursar ao final da solenidade, ressaltou a importância da preservação da cultura e da história de Goiás e declarou o apoio às Cavalhadas, por meio da criação do Cartão do Cavaleiro. “Estamos iniciando um projeto que pretende respaldar os custos, que sei que não são poucos, que os cavaleiros possuem para manter esta tradição viva. A proposta do Cartão do Cavaleiro será lançada, no mais tardar, no início do ano que vem, sendo que a parceria com a Assembleia Legislativa já está sendo firmada", frisou. "Ofereço total apoio a esta causa, pois nasci e cresci em meio às Cavalhadas, admiro muito esta tradição. Em todo o período do meu governo tento estimular a cultura do nosso Estado, e as Cavalhadas são uma boa forma de representar isto. Sem cultura não há história e sem história não há orgulho em ser goiano".

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.