Título de Cidadão Goiano
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB), entregou Título de Cidadão Goiano ao mineiro José de Oliveira Campos, consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco). A entrega foi durante sessão solene extraordinária realizada na noite desta quarta-feira, 31, no Plenário Getulino Artiaga.
“O senhor é um orgulho para todos nós goianos por ter contribuído tanto no desenvolvimento da agricultura e agropecuária do nosso Estado, em especial, na implantação de escolas agrícolas”, disse o presidente ao homenageado. E continuou: “É motivo de muita alegria poder conceder esse título ao senhor”.
“Venho do segmento agrícola, cresci mexendo com roça, com terra, calcário especificamente, e confesso que estou impressionado com o seu currículo. Antes era goiano de fato, agora será de direito”, concluiu José Vitti.
Em seguida, José de Oliveira Campos agradeceu a homenagem e fez um resumo da sua trajetória profissional e da contribuição dada por ele ao desenvolvimento econômico do Estado por meio da educação profissional e tecnológica. “Ainda atuo como consultor da Unesco, prestando serviço na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, pois sabemos que a Educação em nosso Estado e no Brasil precisa de muita atenção e dedicação”.
A sessão foi prestigiada por autoridades de todo o Estado de Goiás, que junto a José Vitti, compuseram a Mesa da sessão. A solenidade contou com a presença do superintendente de Agricultura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima, representando o governador Marconi Perillo (PSDB); o prefeito do município de Urutaí, Ailton Martins de Oliveira (PR).
E, ainda: os vereadores por Goiânia, Emilson Pereira (PTN) e Romário Policarpo (PTC); o pró-reitor de extensão do Instituto Federal Goiano (IF), professor Sebastião Nunes da Rosa Filho; o diretor-geral do IF, Campus Urutaí, professor Gilson Dourado da Silva; e a representante da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), professora Jacqueline Cunha.
O homenageado
José de Oliveira Campos nasceu em 6 de janeiro de 1946, em Itacarambi (MG). Estudou em Januária (MG), no curso de Mestre Agrícola, no período de 1965 a 1968, depois fez o curso de Técnico Agrícola no Colégio Agrícola de Brasília (DF). Fez licenciatura plena em Ciências Agrícolas, habilitação em Zootecnia, Agricultura e Administração e Economia Rural na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Ele também graduou-se em Direito na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de 1976 a 1980. Fez dez cursos de pós-graduação, como Produção de Suínos e Aves, Produção de Ruminantes, Informática em Educação, entre outros. Lecionou Educação Profissional e Zootecnia Geral especial, assumindo vários cargos de chefia, e foi nomeado diretor-geral da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (GO). Atualmente é consultor da Unesco.