Carlos Antonio acerta audiência pública em Jataí para marcar causa da criança
Em reunião na manhã desta quinta-feira, 1º, com os conselheiros tutelares de Jataí, o deputado Carlos Antonio (PSDB) acertou a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal, antes do recesso parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para marcar a causa da criança e do adolescente no município.
Ocorre que a administração municipal ainda não aprendeu a reconhecer a autonomia do Conselho Tutelar e o parlamentar, que é presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Alego, quer que a prefeitura e todos os órgãos que compõem a rede de proteção da criança e adolescente em Jataí se deem às mãos para realizar um grande trabalho em defesa dos direitos da criança e do adolescente no município.
Na reunião, Carlos Antonio ficou sabendo que o Conselho Tutelar de Jataí está funcionando com apenas quatro conselheiros, porque a conselheira Lúcia Soares saiu de férias. Ele orientou os conselheiros a convocar a suplente Janete Mariano Oliveira, uma vez que a vacância do cargo é automática, de acordo com lei federal. O deputado fez uma série de esclarecimentos sobre a função do conselheiro tutelar, que, segundo ele, se resume na garantia dos direitos da criança e adolescente.
Durante a reunião, Carlos Antonio falou por telefone com o presidente da Câmara de Jataí, vereador Adilson Carvalho (PMDB), e obteve dele apoio para convocação imediata da suplente em questão, para que o Conselho funcione como manda a lei, ou seja, com cinco conselheiros.
Participaram da reunião os conselheiros tutelares: Silma de Souza Barros, presidente; Lara Rúbia de Oliveira Christian e Homero Silva França Filho, bem como a suplente Janete Mariano. Também participaram a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Soraya Rodrigues, e a assessora do vereador Gildenicio Santos (PMDB), que anotou detalhes da reunião para que o parlamentar possa ajudar nas soluções. Ela ficou de agilizar a reserva da Câmara para realização da audiência pública antes ainda do recesso parlamentar da Alego.
De Jataí, o deputado segue para Perolândia, onde realiza reunião com os conselheiros tutelar a partir das 14 horas, no Conselho Tutelar do município.