Ícone alego digital Ícone alego digital

Homenagem

02 de Junho de 2017 às 10:08
Crédito: Y. Maeda
Homenagem
Deputado Simeyzon Silveira concede Título de Cidadão a Arnaldo Niskier
Assembleia Legislativa concede Título de Cidadão Goiano ao acadêmico carioca Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras. Sessão foi presidida pelo deputado Simeyzon Silveira, nesta 6ª-feira, 2.

Por iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), a Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta sexta-feira, 2, sessão solene para entrega de Título de Cidadão Goiano ao carioca Arnaldo Niskier. O homenageado é escritor e professor por formação. A cerimônia teve lugar ni Plenário Getulino Artiaga.

Adriana Accorsi não pôde estar presente na cerimônia e passou a direção dos trabalhos para o deputado Simeyson Silveira (PSC). Além de Simeyzon e do homenageado, participam da mesa diretiva da sessão o secretário chefe de gabinete de Assuntos internacionais, Isanulfo de Abreu Cordeiro, representante do governador Marconi Perillo (PSDB); representante do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Itami Campos; presidente da Academia Goiana de Letras, Leda Selma de Alencar; desembargador Olavo Junqueira de Andrade.

Também o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Geraldo Coelho Vaz; representante do senador Wilder Morais (PSD), assessor parlamentar Sinésio Dias de Oliveira; ex-presidente da Alego Eurico Barbosa dos Santos; presidente da Academia Goianiense de Letras, Aidenor Aires; e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Antônio Almeida.

Antes de entregar Título de Cidadão Goiano ao carioca Arnaldo Niskier, Simeyzon Silveira disse que, apesar de estar atendendo pedido da colega Adriana Accorsi, autora da propositura, se sentia muito honrado por entregar a homenagem. “Estou com o vasto currículo do Arnaldo Niskier, e se eu for ler esse brilhante histórico deste membro da Academia Brasileira de Letras, passaríamos o dia aqui. Senhor carioca por nascença e que passará a fazer parte das terras goianas”, disse o parlamentar.

Simeyzon destacou a importância da homenagem a Niskier. “Todos nós conhecemos seu trabalho e o quanto contribui para o país e para o nosso Estado. Goiás é o coração do Brasil e, hoje, recebe mais um cidadão de coração”, disse.

O homenageado contou que, em uma oportunidade na Casa de Machado de Assis, encontrou o poeta goiano Gabriel Nascente, que disse que ele precisava vir a Goiânia para receber o título de Cidadão Goiano. “Goiás é o coração do Brasil. JK foi umas das primeiras pessoas a falar das potencialidades do Cerrado. Isso não era comum na época. O Cerrado era um mistério que Jk ajudou a desvendar, acreditando no povo goiano. Mesmo não tendo nascido neste Estado, agora tenho o privilégio de ser um ativo cidadão goiano”, comemorou.

Trajetória

Arnaldo Niskier possui extenso currículo na área educacional e atualmente é presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro (CIEE/RJ). Arnaldo Niskier é um renomado escritor, sendo autor de mais de 50 livros e escritor de poesias.

Ele nasceu em 6 de novembro de 1935, no Rio de Janeiro (RJ). Dentre suas principais atividades ao longo de sua trajetória está a licenciatura em matemática e pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Trabalhou 38 anos nas empresas Bloch (Manchete) e Rede Manchete. É titular de uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual foi presidente.

Atualmente, é presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro (CIEE/RJ). Arnaldo Niskier é um renomado escritor, sendo autor de mais de 50 livros e escritor de poesias. O escritor tem vários livros sobre Educação, como "LDB- A Nova Lei da Educação", "Educação Brasileira: 500 Anos de História". Na literatura infantojuvenil escreveu "O dia em que o mico-leão chorou", "A Constituinte da Nova Floresta", dentre outros. Arnaldo Niskier é também autor de poesias, como "Canção da Ecologia", "Lembrando Castro Alves", "Onde canta o Sabiá", dentre outros. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.