Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que obriga informação de leitos disponíveis em hospitais é aprovado pela CCJ

06 de Junho de 2017 às 14:32

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou o processo nº 1583/17, de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PMDB), que obriga o Poder Público a disponibilizar diariamente, em site da rede mundial de computadores, de forma visível e acessível à população, o número de leitos disponíveis nas unidades de saúde credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria, constante do processo, recebeu o aval da Comissão nesta terça-feira, 6, e já está pronta para ser deliberada pelo Plenário.

Segundo Paulo Cezar Martins, a proposição tem como objetivo trazer ao conhecimento da população goiana, de forma transparente, a quantidade de vagas que existem nos leitos das Unidades Hospitalares que são credenciadas pelo SUS no Estado. “Infelizmente, quando o cidadão necessita do serviço urgente de saúde para se socorrer, ou socorrer alguém da família, percebe que não há transparência nas informações, havendo carência de informações, atendimento, além da lentidão de uma transferência a outro hospital ou UTI e CTI”, explica o autor da proposta.

Neste sentido, a iniciativa visa fazer cumprir a Lei 12.527/2011(Lei da Transparência), que obriga as instituições públicas do país a disponibilizar de forma transparente e acessível à população as informações de vagas nos leitos. Para se tornar lei, a matéria precisa receber o aval das Comissões da Casa, ser aprovada em dois turnos em Plenário e, posteriormente, receber a sanção do Governador.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.