Ícone alego digital Ícone alego digital

Especialista em Segurança do Trabalho alerta para prevenção contra acidentes

08 de Junho de 2017 às 10:06

Voltada aos estagiários de engenharia e arquitetura da Assembleia Legislativa, além de servidores ligados à área, a palestra "Segurança do Trabalho na Construção Civil” está sendo realizada nesta quinta-feira, 8, nos períodos matutino e vespertino.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, chefe da Seção de Serviço Especial de Engenharia da Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Alego, Francisco Edison Sampaio, explicou que a atividade busca oportunizar noções básicas de segurança e saúde no trabalho. Ele deu início ao evento, que é resultado de parceria da Secretaria de Recursos Humanos da Assembleia com a Seção de Ambientação, Projetos e Obras.

Edson é mestre em Ciências Ambientais e Saúde e professor de Engenharia Civil na PUC-GO. “Toda e qualquer forma de trabalho pode potencialmente ser patológico, ou seja, causar doenças ou envolvimento em acidentes”, avalia o especialista, ao ponderar também sobre a possibilidade e necessidade de prevenção para evitar tais situações.

Para o chefe do Sesmt, segurança no trabalho é um conjunto de medidas que, uma vez implantadas nos locais de trabalho, podem evitar doenças ou acidentes. Ele apresentou dados do Ministério da Previdência Social: em 2010 foram registrados mais de 700 mil casos de acidentes e ou doenças relacionadas ao trabalho. Já em 2015 esse número baixou para 612 mil casos.

“Essa queda foi devido à crise econômica que, consequentemente, causou o desemprego. Menos pessoas trabalhando reduz a probabilidade de acidentes, o que indica que não houve uma evolução da prevenção dos acidentes de trabalho”, ressaltou.

A palestra será proferida no período vespertino, a partir das 14 horas, com a mesma abordagem. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.