Marconi na UNALE
Representantes da Assembleia Legislativa de Goiás na 21ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), os deputados José Vitti (PSDB), Álvaro Guimarães (PR), Júlio da Retífica (PSDB), Carlos Antonio (PSDB) e Charles Bento (PRTB) recepcionaram o governador Marconi Perillo (PSDB) nesta quinta-feira, 8, em Foz do Iguaçu (PR). Ele foi um dos palestrantes da conferência da Unale, que está sendo realizada no Centro de Convenções do Rafain Hotel. Marconi foi recebido pelo governador do Paraná, Beto Riccha, e também pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ambos do PSDB, além de parlamentares de diversos Estados.
O Presidente do Colegiado Nacional de Presidentes das Assembleias, deputado José Vitti, foi o coordenador do debate desta manhã, em Foz do Iguaçu, sobre a crise no Brasil e saída para os Estados. O painel "Crise Econômica nos Estados" tem como palestrantes os governadores Marconi Perillo, Beto Richa, Geraldo Alckmin, Wellington Dias (PI) e Raimundo Colombo (SC), além do ministro da Saúde, Ricardo Barros. O mediador foi o jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo.
O governador goiano foi convidado para falar sobre as reformas em discussão no Congresso Nacional sob a ótica da crise econômica instalada nos Estados da Federação. Em novembro de 2014, vale lembrar, Goiás foi um dos primeiros Estados a se antecipar à crise ao patrocinar uma ampla reforma administrativa à Assembleia Legislativa que culminou com a redução do número de secretarias de Estado.
Ao recepcionar o governador, o presidente José Vitti disse que a presença de Marconi Perillo muito engrandece o evento. "Nosso governador é sinônimo de prestígio não só para o Estado, mas para todo o País. Agradecemos a deferência de Marconi Perillo em participar das discussões sobre grandes temas de relevância para o momento histórico do País."
Marconi Perillo disse, ao chegar ao evento, que a eleição de José Vitti para a presidência do Colegiado Nacional de Presidentes das Assembleias Legislativas é de alta significância para o Estado de Goiás. "Vem demonstrar o prestígio e liderança que ele exerce na condução de suas atividades. Estamos aqui participando de discussão de temas como reformas e busca de saídas para a crise que o País enfrenta."
Na abertura do evento, José Vitti disse que o Brasil precisa retomar o crescimento econômico. Ele defendeu reformas estruturais para que o país volte a se desenvolver, citando o esforço que o governador Marconi Perillo vem fazendo. "Em Goiás, não ficamos de braços cruzados, enfrentamos a crise e estamos investindo R$ 9 bilhões em obras e serviços esparramados em todos os municípios goianos", afirmou, destacando o trabalho de Marconi, cujas medidas de ajuste fiscal obtiveram apoio decisivo da Assembleia Legislativa do Estado.