"Segurança do Trabalho" é tema debatido entre estagiários da Assembleia
A Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira, 8, em dois turnos, a palestra denominada "Segurança do Trabalho na Construção Civil”. O curso é uma parceria entre a Secretaria de Recursos Humanos da Assembleia e a Seção de Ambientação, Projetos e Obras.
O conteúdo ministrado foi voltado para os estagiários de engenharia e arquitetura da Casa de Leis. Cerca de 24 alunos participaram da palestra no período vespertino.
O engenheiro de Segurança do Trabalho, chefe da Seção de Serviço Especial de Engenharia da Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Alego, Francisco Edison Sampaio, contou que o intuito da atividade foi introduzir as noções básicas de segurança e saúde no trabalho. “É preciso estar atento sobre as condições e os perigos no trabalho. Os principais aspectos negativos dos acidentes no local de trabalho são: afastamento, danos pessoais ou morte, incapacidade permanente e interferência no convívio familiar”, ressaltou.
Edson é mestre em Ciências Ambientais e Saúde e professor de Engenharia Civil na PUC-GO. “Toda e qualquer forma de trabalho pode potencialmente ser patológico, ou seja, causar doenças ou envolvimento em acidentes”, avalia o especialista, ao ponderar também sobre a possibilidade e necessidade de prevenção para evitar tais situações.
A estagiária em arquitetura, Thalyta Lissa, parabenizou a iniciativa. “Eu acho muito importante este tipo de curso, pois é uma oportunidade para aprendermos sobre os riscos encontrados em uma obra, além de a matéria servir como experiência para nossa vida”, fala.
A palestra foi proferida no período da manhã com a mesma temática.