Ícone alego digital Ícone alego digital

Terça Cultural desta semana traz duas mostras fotográficas e exposição literária

13 de Junho de 2017 às 12:50

A partir desta terça-feira, 13, o saguão de entrada da Assembleia Legislativa será palco de imagens dos fotógrafos Álvaro de Menezes e Geysa Machado e também de um espaço dedicado a literatura. A iniciativa faz parte do projeto Terça Cultural da Seção de Atividades Culturais da Casa. As exposições serão abertas às 14 horas e prosseguem até a sexta-feira, 23, às 18 horas.

A mostra do projeto de fotografia social – “Percepção,  de Álvaro de Menezes é voltado para um olhar em prol dos moradores de rua, sem julgamentos e com muito amor”. A produção da exposição do publicitário Álvaro de Menezes, de 26 anos, partiu das ruas e reflete, segundo ele, um turbilhão de emoções e percepções que precisa ser compartilhado de alguma maneira. “Não creio que a fotografia mude o mundo, são as pessoas que o fazem. A fotografia causa impacto e pode mudar a percepção e por isso é este o nome do projeto”, salientou.

O fotógrafo explica que a mostra é um projeto de fotojornalismo documental que busca compreender a situação de rua e os motivos pelos quais as pessoas optaram por tal via. “O Percepção acabou se tornando uma grande provocação social sobre a necessidade de mudança do olhar sobre esses indivíduos, em prol de políticas de auxílio consolidadas na evolução da compreensão individual e coletiva”, frisa Álvaro.

Cardiopatia Congênita

A exposição de Geysa Machado tem como tema "Um Coração para Amar" e é motivada para lembrar o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita, celebrada todo dia 12 de junho. Geysa vai expor fotos de sete crianças que já foram operadas e que atualmente fazem acompanhamento médico, inclusive a filha dela Yasmin, operada aos sete meses e, hoje, com sete anos. Segundo a fotógrafa, a cada 100 crianças, uma nasce com alguma cardiopatia e para ela, é importante lembrar aos pais que existem alternativas de tratamento para essas crianças. 

Gelateratura


Mais uma atração confirmada para a edição da Terça Cultural desta semana, é a exposição literária, “Gelateratura”. O projeto de pegar o livro dentro da geladeira e ler é um incentivo e estímulo à leitura, onde várias geladeiras desativadas são customizadas e reutilizadas como estantes de livros, estando abertas ao público que passar pelo saguão principal da Casa de Leis.

Nesta geladeira você poderá: ler no próprio local, levar para casa, trazer depois do término da leitura ou até ficar com ele. Mas, se puder trazer outro exemplar, isso ajudaria o projeto a continuar sua missão de levar literatura e cultura a mais pessoas.

Atualmente os membros efetivos do projeto Gelateratura são: Davi Oliveira, empreendedor digital; Gisliane Mariéla, artista plástica, cantora e microempreendedora; Thaise Monteiro, atriz, poeta e professora universitária; Renatão Kobaia, professor; Cristiano Deveras, escritor e David Lotuffo, um dos fundadores, juntamente com Cristiano Deveras.

A animação musical fica por conta da cantora Pâmela Colasso.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.