Campanha de conscientização e combate à septicemia é aprovada na CCJ
Durante reunião da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ), na tarde desta terça-feira, 13, o projeto de lei de nº 1815/17 foi aprovado. A autoria é do deputado Lívio Luciano (PMDB)e pretende instituindo uma campanha de conscientização, prevenção e combate à Septicemia. Trata-se de uma infecção sanguínea, normalmente adquirida em ambientes hospitalares, que vem sendo responsabilizada pela morte de 240 mil pacientes/ano internados em UTIs.
Em sua justificativa, Lívio Luciano destaca que a orientação e divulgação das causas e efeitos da doença, sobretudo na rede pública de saúde e de ensino, poderiam ajudar no diagnóstico correto, contribuindo para o tratamento mais rápido e eficiente. “É importante conhecer, é importante reconhecer, é urgente tomar atitude”, acrescenta ele, lembrando que é atribuída à septicemia o índice de 50% da mortalidade em hospitais públicos.
Se aprovado pelos deputados em plenário, a regulamentação da campanha de conscientização da doença será feita pelo Governo do Estado, incluindo a realização de palestras e seminários para divulgação dos sintomas e das medidas de prevenção.