Homenagem aos fiscais
Por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (PPS), a Assembleia Legislativa de Goiás realizou na manhã desta quarta-feira, 14, solenidade de entrega de Certificados de Honra ao Mérito em homenagem aos servidores e fiscais ativos e inativos da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A solenidade teve lugar no Auditório Solon Amaral da Casa.
O autor da proposta presidiu a cerimônia, da qual também participaram o deputado Lissauer Vieira (PSB); o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), homenageado, José Mário Schreiner; o presidente da Agrodefesa, Arthur Eduardo Alves de Toledo; o presidente do Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários do Estado de Goiás, Marcelo Corte Real da Silva; e o presidente do Sindicato dos Classificadores de Produtos de Origem Vegetal, Wilson Nascimento de Oliveira.
Os deputados Santana Gomes (PSL), Álvaro Guimarães (PR), José Nelto (PMDB), Lívio Luciano (PMDB), Marlúcio Pereira (PSB) e Francisco Oliveira (PSDB), Carlos Antonio (PSDB), Nédio Leite (PSDB) também prestigiaram o evento, bem como o deputado licenciado Talles Barreto (PSDB).
Virmondes disse que o trabalho e a responsabilidade da Agrodefesa são percebidos por toda a sociedade. “Zelar da proteção de rebanhos a lavouras é trabalho diário de todos os servidores da Agrodefesa”, ressaltou.
O deputado discorreu sobre a lei, aprovada unanimemente pelos pares da Casa, que trata da criação do Dia do Fiscal Agropecuário. Segundo ele, também está tramitando na Assembleia projeto de lei que prevê melhoria salarial para servidores da Agrodefesa. Vale ressaltar que a ex-deputada Rose Cruvinel, mãe de Virmondes, foi a relatora da lei estadual que criou a carreira de fiscal agropecuário. Ela, que não faz parte da categoria, se empenhou na aprovação da matéria, da mesma forma que Virmondes, hoje, faz questão de homenagear os servidores do órgão.
“Vocês merecem nosso respeito, nossa admiração e parceria”, frisou Virmondes, que salientou também acreditar que o trabalho da Agrodefesa influencia no fortalecimento das economias das regiões e garante desenvolvimento para o Estado.
A Agrodefesa é o órgão responsável pelo controle da sanidade animal e vegetal do Estado com o objetivo de incrementar as exportações do agronegócio goiano. À Agência compete planejar, normatizar e executar as ações de defesa agropecuária do Estado em compatibilidade com as diretrizes da política agropecuária federal.
À instituição também cabe promover estudos, planejamento e integrar as ações na área de sanidade, promover a capacitação, coordenar o registro e o credenciamento de estabelecimentos como abatedouros, laticínios, centrais de coletas de sêmen e embriões, empresas leiloeiras, feiras, rodeios e afins, estabelecimentos criadores, comerciais e industriais, entre outras competências.
Homenageados
José Mário Schreiner – Presidente da Faeg
Carlos Augusto Bouhid de Camargo – Engenheiro agrônomo e Fiscal de Agronegócio
Marta Ferreira Correia Viana – Médica Veterinária
João Carlos Kruel Sobrinho – representado pelo diretor de fiscalização Juan Carlos Alves Freire
Helenildo Elias Cãndido Romano – Médico veterinário
Aparecido dos Reis Pacheco – Médico veterinário (aposentado)
Maria Roselene Deusdará Cruvinel (Rose Cruvinel) – ex-deputada estadual
Leonardo Aparecido Guimarães Tomaz – Médico veterinário
Danilo Pires de Oliveira e Castro – Médico veterinário, Fiscal Estadual Agropecuário
Marcelo Corte Real da Silva – Engenheiro Agrônomo
Reginaldo Benedito de Brito – Agente de Fiscalização
José de Paula Morais – Engenheiro Agrônomo