Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidente José Vitti representará a Assembleia e receberá comenda no evento de transferência da Capital

21 de Julho de 2017 às 11:00
Crédito: Y. Maeda
Presidente José Vitti representará a Assembleia e receberá comenda no evento de transferência da Capital
Foto Presidente José Vitti
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti, representará o Poder Legislativo na solenidade de transferência da Capital para a cidade de Goiás, nesta terça-feira, 25. Na cerimônia, que ocorre todos os anos, o governador Marconi Perillo faz a instalação simbólica dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e em seguida entrega comendas da Ordem do Mérito Anhanguera a personalidades que se destacam na vida pública. Vitti vai receber a promoção do Grau Grande Oficial para o Grau Grã Cruz da Comenda. A mudança da Capital do Estado para a antiga Vila Boa, que foi a primeira capital de Goiás, é realizada tradicionalmente no aniversário de fundação da cidade, que em 2017 comemora 290 anos.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado José Vitti (PSDB) representará o Poder Legislativo na solenidade de transferência da Capital de Goiânia para a cidade de Goiás. A cerimônia será realizada nesta terça-feira, 25, no Largo do Mercado Municipal. Na ocasião, acompanhado de autoridades estaduais e federais, o governador Marconi Perillo (PSDB) fará a instalação simbólica dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Em seguida, como ocorre há vários anos, o Governador entregará comendas da Ordem do Mérito Anhanguera a personalidades que se destacaram na vida pública. O presidente José Vitti vai receber a promoção do Grau Grande Oficial para o Grau Grã Cruz da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. Também vão receber a Comenda, por sugestão de Vitti, o presidente da Unale, deputado estadual Luciano Nunes (PSDB-PI); o ex-presidente da Unale, deputado estadual Sandro Locutor (PROS-ES) e o diretor geral da Unale, Germano Stevens.

A mudança da Capital do Estado para a antiga Vila Boa, que foi a primeira capital de Goiás, é realizada tradicionalmente no dia 26 de julho, aniversário de fundação da cidade, que em 2017 comemora 290 anos. Entretanto, este ano, a cerimônia foi transferida para o dia 25 através do decreto n° 8.991, assinado na última terça-feira, 18, pelo Governador.

História

Fundada no século XVIII pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, que lhe deu o nome de Vila Boa de Goiás, a cidade se desenvolveu na época do ciclo do ouro. Foi capital do Estado até meados de 1930.

Com a transferência da capital para Goiânia, a cidade de Goiás manteve sua arquitetura colonial com construções históricas como os museus de Arte Sacra e da Bandeira, onde funcionaram a Câmara Municipal e a cadeia, além das igrejas e o Palácio Conde dos Arcos, antiga residência do governador. A preservação desse conjunto rendeu à cidade o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2001. Em 2002, a cidade sofreu uma enchente, quando as águas do Rio Vermelho arrastaram casas e destruíram ruas e pontes, tendo sido danificada,inclusive, a casa onde viveu a poetisa Cora Coralina, transformada em museu após a sua morte em 1985.

Recuperada com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, Goiás é hoje uma cidade turística bastante visitada pela sua história e pela proximidade com a Serra Dourada. Recentemente, foram restaurados pelo Governo Marconi Perillo e Prefeitura local, dois importantes pontos turísticos: o Teatro São Joaquim, totalmente reconstruído, e o Mercado Municipal, também reformado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.