Condomínio Solidariedade
A Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira, 27, uma visita à unidade hospitalar Condomínio Solidariedade, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado. A iniciativa dá continuidade as atividades oriundas da audiência pública que foi realizada na Assembleia no dia 29 de março e tratou do tema “Câncer de mama tem cura”. Durante a visita membros do corpo hospitalar apresentaram as dependências do local.
A diretora geral do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e do Condomínio da Solidariedade, Aline Oliveira, destacou em sua fala que devido a trâmites burocráticos o hospital está com somente 30% da sua capacidade total em funcionamento. “Recentemente conseguimos o alvará da Vigilância Sanitária e em seguida, nosso grande objetivo será a legalização, juntamente a Secretaria Municipal de Saúde, para o pleno funcionamento desta unidade,” destacou.
Secretária da Comissão da Saúde, Jacqueline Nasiazene, abordou que o intuito da visita é que a Assembleia Legislativa, por intermédio do deputado Gustavo Sebba (PSDB), possa ajudar na ampliação do atendimento aos pacientes com câncer de mama, inclusive, com os que saem do interior para Goiânia. “Um grande número de pacientes que recebemos não tem condições financeiras de ficar vindo para a capital e outros nem tem locais para ficar. Através de um convênio futuro entre o Centro Avançado de Diagnóstico de Mama (CORA) e o Condomínio Solidariedade, podemos ajudar muitas pessoas com essa estrutura clínica e física oferecida,” enfatizou.
Condomínio Solidariedade
O Condomínio Solidariedade oferece assistência hospitalar (internação hospitalar) em doenças infecciosas e dermatológicas, além de atendimento aos portadores de infecção pelo HIV/AIDS, hepatites crônicas, hanseníase, pênfigo e outras, com atendimento integral, humanizado e multiprofissional contando com assistência médica, de enfermagem, nutricional, de reabilitação, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia hospitalar e assistência social e espiritual.
A estrutura da unidade conta com 30 leitos hospitalares, de retaguarda em cuidados prolongados, áreas de apoio e afins, como: enfermagem, nutrição, posto de coleta, farmácia, lavanderia e higienização. São 18 apartamentos, sete individuais e onze compartilhados, consultórios médicos, brinquedoteca, oficinas de artesanato, farmácia, culinária, informática, entre outras que o condomínio dispõe para receber os pacientes.
Para internação são recebidos pacientes oriundos do HDT/HAA ou de qualquer outra instituição hospitalar, para continuidade de tratamento em leitos de retaguarda, regulados ao Condomínio Solidariedade via Central de Regulação de Goiânia.