Ícone alego digital Ícone alego digital

Comitiva goiana nos EUA

09 de Agosto de 2017 às 10:54
Crédito: Divulgação
Comitiva goiana nos EUA
Delegação Goiana na conferência em Boston
Presidente da Assembleia de Goiás, deputado José Vitti participou de palestra em Boston sobre prática para motivar servidor legislativo. Mais quatro deputados integram a comitiva goiana nos Estados Unidos.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado José Vitti (PSDB), participou, nessa segunda-feira, 7, de uma nova palestra da Conferência Legislativa da National Conference of State Legislatures (NCSL), em Boston, nos Estados Unidos.

Dessa vez, o palestrante foi o professor Willow Jacobson, da Universidade de Carolina do Norte, que discorreu sobre Universidade dos Servidores Legislativos. O estudioso levou pesquisas e elaborou ideias para trazer o servidor Legislativo mais próximo do contexto de sua Assembleia, se inserindo no processo, através de prática motivacionais.

“A ideia é fazer o servidor se inserir mais no dia a dia da sua Assembleia, como se fosse um parlamentar. Foi uma palestra muito interessante e que, com certeza, irá gerar muitas propostas a serem postas em práticas para os servidores de Goiás”, enfatizou Vitti.

A Conferência Legislativa da NCSL é um dos maiores encontros internacionais de líderes, especialistas e políticos das Américas. ‪Além de Vitti, outros quatro deputados goianos, também ligados à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), participam do evento: Júlio da Retifica (PSDB), Álvaro Guimarães (PR), Luis Cesar Bueno (PT) e Humberto Aidar (PT).

Na manhã do dia 7, José Vitti já havia participado de mais uma palestra da Conferência, sobre as diferenças nos sistemas eleitorais adotados pelos países. Ele ressaltou que havia ficado motivado a entender a razão pela qual países de vanguarda, com desenvolvimento tecnológico maior que o brasileiro, ainda utilizam métodos manuais para o voto. “Ficamos divididos aqui sobre esse assunto. Já há algum tempo adotamos no Brasil o sistema eletrônico, que no nosso entendimento é um sistema sem falhas. Porém, em praticamente todos os outros países ainda é adotado o sistema de cédulas”, aponta o presidente.

Durante o evento, ele levantou dúvidas coom os palestrantes e disse que essa realidade merece questionamento também de nós brasileiros. “Será que nós estamos no caminho certo, ou será que existem falhas no sistema eleitoral brasileiro? Ou será que eles é que realmente ainda estão muito divididos em prosseguir para o sistema eletrônico?”, questionou.

A NSCL foi criada em 1975 e desde então trabalha com o propósito de melhorar a qualidade e a efetividade dos legisladores nos Governos.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.