Ícone alego digital Ícone alego digital

Alíquota do ITCD pode ser reduzida em 70% na base de cálculo

28 de Agosto de 2017 às 15:41

O Governador Marconi Perillo (PSDB) encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei em que pede redução da alíquota cobrada no Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD). A intenção da Governadoria é conceder redução para 70% da base de cálculo do tributo em questão pelo período de 12 meses.

O Poder Executivo justifica que “tal iniciativa procede em decorrência de que a Lei nº 19.021, de 30 de setembro de 2015, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2016, elevou sensivelmente as alíquotas do ITCD, especialmente com a criação da 4ª faixa progressiva de enquadramento que resulta numa majoração de 100% no valor do imposto”.

A Governadoria explica que a medida implica em possível renúncia de receita decorrente da concessão do benefício em questão. No entanto, salienta que isso não afetará as metas de resultados fiscais, com a redução da alíquota do imposto, por entender que a doação é ato voluntário do contribuinte que, com a redução ora proposta, poderá regularizar doações até então postergadas, promovendo assim incremento da base contributiva.

A proposta de concessão de desconto na alíquota do ITCD tramita na Alego por meio do Processo Legislativo nº 3132/17, que foi aprovado preliminarmente e encaminhado para a Comissão Mista, que reúne todas as comissões técnicas da Casa, onde vai receber parecer pela aprovação ou pela rejeição.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.