Ícone alego digital Ícone alego digital

Sesmt promove curso de capacitação para prestadores de serviço da Alego

31 de Agosto de 2017 às 17:30
Crédito: Sérgio Rocha
Sesmt promove curso de capacitação para prestadores de serviço da Alego
Palestra sobre reciclagem

A Escola do Legislativo, em parceria com a Seção Especial de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Assembleia Legislativa de Goiás, realizou nesta tarde, 31, o curso voltado para a capacitação da equipe de limpeza que atua na Casa.

O conteúdo foi ministrado pelo chefe da Seção Especial de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Francisco Edson Sampaio. Ao todo, 10 pessoas receberam o treinamento. O objetivo foi preparar os prestadores de serviço da área da limpeza da importância da Coleta Seletiva. “Os funcionários vão até os gabinetes coletar os resíduos que já foram separados pelos servidores, e então, levam até as baias, por fim, os trabalhadores das cooperativas em parceria com a Assembleia fazem o trabalho restante”, explica Francisco Edson Sampaio.

Francisco Edson disse que é relevante a atenção por parte dos servidores quanto a separação correta dos resíduos nos coletores. “A atividade precisa ser feita em conjunto, ou seja, cada um deve se preocupar em cuidar do seu próprio resíduo para que não comprometa o resultado final”, ressaltou.

Durante a palestra, o chefe do Sesmet falou sobre a finalidade de fazer a separação dos resíduos geral. “É necessário realizar a coleta de resíduos já segregados, manter os coletores sempre disponíveis em cada setor e fazer o transporte e armazenagem deste material".

Edson destacou a diferença de resíduos sólidos e lixo, processo de transformação dos resíduos sólidos, e o valor da concientização sobre o assunto em questão. Ele também enfatizou a relevância da não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos .

Coleta Seletiva Solidária 

No dia 6 de dezembro de 2016 foi implantada a Coleta Seletiva Solidária na Assembleia Legislativa pelo presidente deputado Helio de Sousa. Desde então, as ações são desenvolvidas pela Seção de Serviço Especial de Engenharia da Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

De acordo com Francisco Edson, “a coleta solidária gera renda para famílias que trabalham com a revenda dos resíduos, além disso, reduz os resíduos sólidos produzidos pela Casa.”

Quando do lançamento do Programa, o chefe da Sesmt reforçou que a intenção sempre foi estabelecer ações permanentes de Educação Ambiental. Francisco também relembrou que, o Sesmt estabeleceu parcerias com duas cooperativas que recebem ao final de cada semestre os resíduos da coleta seletiva. A primeira se chama Central de Cooperativas de Reciclagem do Estado de Goiás – CECOOREG e a segunda é a Uniforte. 

"Nosso programa de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) está alinhado com a política municipal, que determina a coleta seletiva em duas categorias. Em cada ambiente da Alego, colocamos um coletor para os recicláveis, que são utilizados pelas cooperativas; e outro para material orgânico, que a prefeitura conduz ao aterro sanitário da capital”, conclui. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.