Gestor ambiental faz leitura da Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco
A Assembleia Legislativa de Goiás realiza sessão solene nesta sexta-feira, 15, em comemoração ao Dia do Cerrado que é comemorado no dia 11 de setembro. A solenidade tem lugar no Plenário Getulino Artiaga por iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT).
Neste momento o gestor ambiental Altamiro Alves Fernandes, faz a leitura da Carta Encíclica Laudato Si´, do Papa Francisco. Na Carta o pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.
O texto é atravessado por alguns eixos temáticos, analisados por uma variedade de perspectivas diferentes, que lhe conferem uma forte unidade com a relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do novo paradigma e das formas de poder que derivam da tecnologia, o convite a procurar outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a necessidade de debates sinceros e honestos, a grave responsabilidade da política internacional e local, a cultura do descarte e a proposta de um novo estilo de vida.